Quanto a espetáculos, muitos serão os artistas a passar pelos vários espaços que albergam as Festas. Do cartaz fazem parte, entre outros, Nuno da Câmara Pereira (29 de maio, 21h30, Parque Urbano de Miraflores, Algés); One Herman Show (5 de junho, 21h30, Palco da Feira, Jardim Municipal de Oeiras) ou Camané (9 de junho, 21h30, Largo 5 de Outubro, Oeiras). A destacar são ainda o concerto do Dia Mundial da Criança, a 6 de junho, no Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide; e o espetáculo piromusical de encerramento das Festas, na noite de 13 de junho, na Oeiras Marina.
Os fãs do movimento, não vão perder eventos como a Orientação Noturna, a 30 de maio, no Parque dos Poetas em Oeiras ou o Mexa-se na Marginal, a 10 de junho, na Av. Marginal.
Os mais pequenos podem contar com os tradicionais carrosséis e divertimentos instalados no Jardim Municipal, mas também com atividades musicais, teatro, contos e oficinas de artes plásticas. Animação infantil terá também o MATIS Festival – Your Market Show, evento dedicado a apoiar negócios no feminino criados a partir de casa. Marcas de puericultura, decoração e roupa marcarão presença neste mercado, que acontece no dia 30 de maio nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
A visitar são também o Mercado das Artes, pela Art’Oeiras, que anima o Largo 5 de Outubro, em Oeiras, durante todo o período das Festas e o Mil e Uma Artes, da responsabilidade da CERCIOeiras, que acontece a 6 de junho nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.
É claro que não faltarão restaurantes, tasquinhas e pontos de venda móveis no Jardim Municipal. Os amantes dos sabores têm ainda à sua espera o Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, a decorrer entre 5 e 7 de junho nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.
De ressalvar ainda que durante o período das Festas, há entrada gratuita no Centro de Arte Manuel de Brito (Palácio Anjos, Algés), no Centro Cultural Palácio do Egito (Oeiras) e no Museu da Pólvora Negra (Fábrica da Pólvora de Barcarena).
Texto de Alexandra Gil