Festas Em Aveiro Com Concertos, Espetáculos E Oficina Do Pai Natal

O Boas Festas em Aveiro regressa entre 1 de dezembro e 13 de janeiro, com uma programação para toda a família que irá celebrar o Natal, a Passagem de Ano e a Festa de São Gonçalinho com concertos, teatro, dança, magia, circo, oficinas, videomapping e instalações imersivas, e espetáculos piromusicais e multimédia.

A abertura desta edição do Boas Festas em Aveiro terá lugar a 1 de dezembro, a partir das 17h30, no Cais da Fonte, com o acender da iluminação de rua e da Árvore de Natal, acompanhado simbolicamente pelos sinos das Torres do centro histórico. A inauguração contará também com o desfile de Pais Natais em barcos moliceiro, que parte da Capitania em direção à Fonte Nova, e integrará o espetáculo “Aveiro, Cidade Natal”, fortemente marcado pela participação da comunidade através das Associações Culturais: Banda Amizade, Banda Recreativa Eixense, Escola de Música da Quinta do Picado, Escola Etnográfica da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico da casa do Povo de Cacia, Palco Central, Sociedade Musical de Santa Cecília. Este momento será coroado com um espetáculo multimédia e pirotécnico.

O Mercado do Peixe vai acolher a Oficina do Pai Natal, onde pequenos e graúdos poderão visitar o Pai Natal e ser entregar-lhe uma carta com os seus desejos para esta quadra natalícia. De 2 a 15 de dezembro, o Pai Natal marcará presença aos sábados das 14h00 às 17h00, aos domingos das 16h00 às 20h00 e de segunda a sexta-feira, das 18h00 às 19h00. Entre os dias 16 e 22 de dezembro, o Pai Natal estará de segunda a sexta-feira das 11h00 às 12h00; das 14h00 às 17h00 e das 19h00 às 20h00, aos sábados das 19h00 às 20h00 e aos domingos das 16h00 às 20h00.

Outro destaque do Boas Festas é a instalação imersiva Stella Oriens, de Miguel Estima, nos dias 6, 7 e 8 na Igreja das Carmelitas. Inspirada pela luz que guiou os reis Magos ao nascimento de Jesus, esta obra artística imersiva de luz e som transforma o exterior e o interior da Igreja das Carmelitas, possibilitando uma abordagem contemporânea sobre o Natal e o seu significado mais profundo.

Este ano, as freguesias de Aveiro irão acolher alguns dos Concertos de Boas Festas. A iniciativa tem início no dia 3 de dezembro na Igreja Matriz de São Pedro de Aradas com Marchas Heroicas, um concerto de trompete e órgão com Pedro Gonçalves e Ricardo Toste.

No dia seguinte, a 4 de dezembro, o concerto Uma Viagem de Natal com Senza será na Igreja Paroquial de Cacia, repetindo-se a 5 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Natal com Música para todos, pelo Violet’s Duo, será apresentado no dia 10, na Igreja Paroquial de São Bernardo, e no dia 11, na Igreja Paroquial de Eixo. Duo Violãocello atuará no dia 12, na Igreja Paroquial de São Jacinto, e no dia 17, na Igreja Paroquial de Esgueira. Viagem pelas Músicas de Raiz Portuguesa é a proposta para o dia 18 de dezembro, na Igreja Paroquial de Santa Joana, e no dia 19, na Igreja Paroquial de Oliveirinha.

Ainda no âmbito dos Concertos de Boas Festas, não podia faltar o Grande Coro, um concerto com os Coros de Aveiro, que terá lugar dia 6 de dezembro, às 21h30, no Centro de Congressos de Aveiro. Este ano, os coros estarão acompanhados ao piano por Vasyl Tsanko, num concerto único que contará também com a participação do ator Pedro Lamares, cuja performance poética irá atar as pontas de cada música e contar a história do concerto dos Coros de Aveiro.

A 13 de dezembro, a Sé de Aveiro irá acolher a Gala Lírica de Natal, pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a soprano Sílvia Sequeira.

No dia 7 de dezembro, centenas de atletas vão percorrer as principais artérias do centro da cidade de Aveiro, na edição 2024 da Corrida São Silvestre, integrada na programação do Boas Festas em Aveiro e que inclui uma caminhada de 5 km e uma prova de 10 km.

De destacar ainda o Xmas Clube Aveiro, no Largo do Mercado Manuel Firmino. Inspirado nos mercados nórdicos de Natal, este projeto conta com um coreto tradicional, onde convidados partilharão o seu talento artístico com a cidade.

Outro dos principais destaques é o programa A Magia do Natal, com a apresentação de quatro espetáculos dirigidos às família e que terão lugar no Centro de Congressos de Aveiro, sempre às 18h30: O Feiticeiro de Oz, da Associação Cultural Palco Central, será apresentado a 26 de dezembro; no dia 27 de dezembro, a proposta recai para Maria, a Neta do Nicolau II: Um dia de Loucos, pela Gato Escaldado; no dia 28 de dezembro, haverá Stand up Comedy – Christmas Edition, por Mário Daniel, e no dia 30 de dezembro terá lugar Circo Mágico de Natal, com direção artística Jonatas Cardinali.

O Boas Festas em Aveiro inclui ainda o dois Concerto de Reis: o primeiro pelo Coro de Santa Joana, no dia 4 de janeiro, às 20h00, na Igreja Paroquial de Santa Joana; e o segundo pelo Coral São Pedro de Aradas, na Igreja Matriz de São Pedro de Aradas, no dia 5 de janeiro, pelas 17h00.

A edição de 2024 do Boas Festas em Aveiro terá ainda a iniciativa Artes de Rua, com vários tipos de performances – de circo, de teatro de rua, de música, entre outras – a decorrer de 2 de dezembro a 15 de janeiro em dois percursos na cidade: o primeiro entre a Estação e o Rossio e o segundo entre a Praça Marquês de Pombal e Largo Dr. Jaime Magalhães Lima. Haverá também iniciativas em spots fixos no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas e Praça do Rossio.

A gastronomia de Aveiro estará também em destaque no Boas Festas, em particular com o “Aveiro, Sabores com Tradição”, um programa em que os restaurantes são convidados a criar um menu atrativo de pratos confecionados com produtos locais identitários, que perpetuem na memória os sabores da cozinha tradicional aveirense. “Aveiro, Sabores com Tradição” é uma aposta da Câmara de Aveiro na promoção da Cidade e do Município enquanto destino de referência no panorama gastronómico nacional.

O Boas Festas encerra com a tradicional Festa de São Gonçalinho. Este evento, organizado pela Mordomia de São Gonçalinho, em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, irá decorrer entre de 9 e 13 de janeiro. Os artistas, os agentes e o tecido associativo do setor cultural e criativo de Aveiro são uma forte aposta da programação deste evento, contribuindo assim para o desenvolvimento cultural sustentado da Região.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorRy X E Lisboa – Uma História De Amor
Próximo artigoLugar Das Cores Anima Albergaria-A-Velha Este Natal

Leave a Reply