Festival FUSO Anima Jardins De Lisboa De 23 A 28 De Agosto

A 14ª edição do Festival Fuso, com o tema “Resiliência. Esperança. Comunidade”, decorre de 23 a 28 de agosto, em vários espaços de Lisboa, com sessões gratuitas.

O Festival apresenta 38 obras de videoarte exibidas na Praça do Carvão do MAAT, claustro do Museu da Marioneta, jardim do MNAC, Castelo de São Jorge, Palácio Sinel de Cordes e NowHere, com atribuição de dois prémios: Prémio Aquisição Fundação EDP / MAAT e Prémio Incentivo Ar.Co.

São curadores convidados Jean-François Chougnet, Paul Goodwin, Benjamin Weil, Leonor Nazaré, Ana Rito e Lori Zippay.

No dia de abertura do festival, 23 de agosto, no espaço NowHere, acolhe uma tertúlia moderada por Isabel Nogueira, tendo como ponto de partida o tema do FUSO de 2022 “Resiliência. Esperança. Comunidade.”

No final de cada uma das sessões, organizadas pelos curadores convidados, estão programadas conversas em torno do tema do Festival, moderadas pelo jornalista Vitor Belanciano. Assim, o curador britânico Paul Goodwin programou uma sessão intitulada “Nós ser o outro: para uma poética do relacionamento”; no dia 26 de agosto é exibido, no Palácio Sinel de Cordes, o programa dos curadores Benjamin Weil e Leonor Nazaré intitulado “A Utopia da Paz – Filmes da Coleção CAM, Gulbenkian”. Segue-se, no dia 27, no Castelo de São Jorge, uma sessão programada por Ana Rito e intitulada Magical World. O último dia do festival, no Museu da Marioneta recebe uma sessão especial em homenagem a Joan Jonas, da curadora norte-americana Lori Zippay.

A programação completa pode ser vista aqui.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorUm Rock À Moda Do Porto Se Faz Favor – Nova Data
Próximo artigoMuseus WOW Lançam Duas Novas Atividades Por Tempo Limitado

Leave a Reply