A 6ª edição do Festival Literário de Bragança (FLB) regressa ao seu formato presencial, entre 25 a 28 de maio, com uma homenagem ao centenário de José Saramago, que contará com as presenças de Violante Saramago Matos e Ana Matos, filha e neta do Nobel.
Marcarão presença nesta edição, alguns dos mais renomados autores nacionais, como Gonçalo M. Tavares, André Osório, David Machado, Luís Osório, Sónia Borges, entre outros.
O FLB, organizado pelo Município de Bragança e pela Academia de Letras de Trás-os-Montes, conta com «uma série de momentos e acções diferenciadas, que vão desde a apresentação de livros e exposições, a conversas e peças de teatro».
Desta edição, destaque para a inauguração da exposição Abraço a Saramago, de Violante Saramago Matos, na Biblioteca Municipal, no primeiro dia do evento, seguida de uma conversa entre Violante e Ana Matos.
No dia seguinte, a Biblioteca acolhe o espetáculo Seguindo Pelas Páginas de Saramago, de Rui Ramos e Evocação a Saramago nos 100 anos do seu Nascimento com Cândido Oliveira Martins, Professor da Universidade Católica, Carlos Nogueira, Investigador CEL e Professor da UTAD, e João Cabrita, Investigador e Doutor em Filologia Portuguesa, numa conversa com moderação do jornalista João Céu e Silva.
No dia 27 de maio está agendado o lançamento do livro De Memórias nos Fazemos, com apresentação do jornalista e escritor Luís Osório. O Teatro Municipal acolhe “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, com encenação e adaptação de Luís Trigo.
A iniciativa, que visa divulgar e incentivar a literatura, conta ainda com encontros com Gonçalo M. Tavares, autor que ministrará um breve curso de “Leitura e Imaginação” a dois momentos, na Biblioteca Adriano Moreira e no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.
No último dia, nota para “Sessão de Poesia e Prosa”, uma «celebração da literatura transmontana, com destaque para os autores associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes» e a apresentação da obra “Academia de Trás-os-Montes – Memórias de uma década”, por Assunção Anes Morais e Odete Ferreira.
O FLB inclui apontamentos musicais a cargo do Coro BriCoirT, do Conservatório de Música e Dança de Bragança, e da atuação, a piano e voz, da Professora Isabel Castro e do pianista Alexis Alves.