Festival MED Acontece De 29 De Junho A 2 De Julho.

A 19ª edição do Festival MED, vai animar a zona histórica de Loulé, de 29 de junho a 2 de julho. O cartaz deste ano vai contar com 90 horas de música, 66 concertos, 400 músicos, 18 nacionalidades, 12 palcos, 100 expositores de artesanato, 4 exposições de arte e 8 grupos de animação de rua que diariamente irão percorrer as ruas e ruelas do festival.

O regresso do Café Calcinha como um dos “palcos”, a mudança do espaço onde decorre o Cinema MED e a reabertura da entrada pelo interior do Mercado, funcionando nesta edição 3 entradas no recinto, são algumas das novidades desta edição.

Entre os nomes anunciados destaque para Amadou&Mariam (Mali), Amaro Freitas (Brasil), AYWA (Marrocos/França), Banda Adriatica (Itália), Bandua (Portugal), Bateu Matou (Portugal), Bia Ferreira (Brasil), Bulimundo (Cabo Verde), Club Makumba (Portugal), Horace Andy (Jamaica), Lavoisier (Portugal), Omar Souleyman (Síria), Onipa (Gana/UK), a brasileira Bia Ferreira, Sara Correia (Portugal), Sarah McCoy (EUA), Sétima Legião (Portugal) e Pedro Mafama (Portugal), Da Jamaica os Kabaka, Pyramid, e ainda Horace Andy, e Poil Ueda.

Destaque também para o regresso do jamaicano Horace Andy, um nome grande do reggae, que marcou presença no MED em 2009. De regresso está também Amadou & Mariam, vindos diretamente do Mali, que estiveram presentes em 2008.

Na música portuguesa, o MED conta este ano com um dos três concertos que irão assinalar os 40 anos de carreira dos Sétima Legião; além de Lisboa e Porto, a banda vem a Loulé para um espetáculo comemorativo. A lusofonia volta a estar em foco com a guineense Nancy Vieira. Os UDJAT juntam-se ao guitarrista Pedro Jóia, ou os Moonshiners, que vão fazer um concerto especial ao lado de Samuel Úria.

Para além dos concertos, completam o programa Cinema, Poesia, Teatro, Animação de Rua, Artes Plásticas, Conferência temática e Gastronomia.

A Literatura regressa ao edifício do Atlético, sede da Casa da Cultura de Loulé, que continuará a ser um espaço de partilha e de promoção da palavra, do livro e da poesia. Numa parceria com a Casa da Cultura de Loulé, trata-se de uma iniciativa inclusiva onde convidados dizem/leem poesia nas suas línguas maternas. A curadoria estará a cargo de João Pedro Caliço “Tápê” que convidará amigos de diferentes nacionalidades para trazer Literatura dos seus países, contribuindo, assim, para a riqueza multicultural do evento.

Nos Claustros do Convento do Espírito Santo, o MED Jazz volta a trazer as sonoridades jazzísticas, num espaço dinamizado pela Mákina de Cena, depois do sucesso da última edição. Miguel Martins Kaleidoscópio, FUSHI e Leon Baldesberger’s Meersalz.

Fruto de uma parceria entre a Mákina de Cena, Casa da Cultura de Loulé e Festival MED, no Open Day, 2 de julho, sobe ao palco P.L.I.N.T – Pablo Lapidusas International Triopara um concerto integrado na apresentação do cartaz do Festival Loulé Jazz’23, organizado pela Casa da Cultura de Loulé.

O Cinema, com curadoria de Rui Tendinha, acontece num espaço novo, na Rua Vice-Almirante Cândido dos Reis, e assentará, uma vez mais, numa junção de música e filmes. Mas “o grande destaque vai estar no Cineteatro Louletano”, no “Open Day” (2 de julho), pelas 17h00, com a apresentação de A Viagem do Rei, de Roger Mor e João Pedro Moreira. Uma viagem pela cabeça do poeta e provocador Rui Reininho, o inconfundível músico que irá fazer um showcase após a projeção do filme.

O MED Classic volta à casa-mãe, a Igreja Matriz, um espaço agora renovado e pronto a receber concertos de música clássica, que vai contar com os agrupamentos Duo Guirimbadu, Caminus Duo e Quintetango. No dia de entrada livre, os protagonistas são os alunos do Conservatório, reunidos numa orquestra com coro. Os concertos estão marcados para 19h30, pouco depois da abertura de portas do recinto.

A aposta na diversidade e na integração de novas nacionalidades passa não só pelas mais de 100 bancas de artesanato espalhadas pelo recinto mas também pela componente gastronómica.

As artes plásticas também estarão representadas e a exposição patente ao público na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, Corpos Celestes, de Adriana João, Bruno Silva, Joana da Conceição e José Jesus, com curadoria de David Revés.

Rhakatta, Satori e Al-Fanfarre são três dos parceiros locais que participam nas artes de rua, com momentos de animação e a presença de dezenas de animadores em constante interação com o público, em cada canto e recanto da Zona Histórica de Loulé, Uma das novidades é a nova parceria com a casa da América Latina que permitirá trazer animações de rua protagonizadas por grupos oriundos desse espaço geográfico. Cante alentejano e folclore algarvio são outras manifestações etnográficas que marcarão presença neste encontro de culturas.

Para os mais novos, o MED Kids volta a abrir portas no espaço junto à Igreja Matriz. Enquanto os pais desfrutam do Festival, as crianças poderão também divertir-se num ambiente animado e participar num programa de atividades dinamizado pelos serviços educativos e com acompanhamento de monitores da Biblioteca Municipal de Loulé.

O Open Day (Dia Aberto) será no domingo, 2 de julho, e apesar da ausência dos concertos (apenas está previsto a atuação de alunos do Conservatório, na Igreja Matriz, e o concerto de P.L.I.N.T, no âmbito da apresentação do Loulé Jazz, nos Claustros do Convento), o público poderá usufruir de outros pontos de animação, da gastronomia e do artesanato.

Os artistas confirmados que irão atuar nos 4 palcos principais do Festival – Matriz, Cerca, Castelo e Chafariz,e também no Palco Hammam (adjacente aos Banhos Islâmicos) são: Amadou & Mariam (Mali), Amaro Freitas (Brasil), AYWA (Marrocos/França), Banda Adriatica (Itália), Bandua (Portugal), Bateu Matou (Portugal), Bia Ferreira (Brasil), Bulimundo (Cabo Verde), Club Makumba (Portugal), Horace Andy (Jamaica), Lavoisier (Portugal), Omar Souleyman (Síria), Onipa (Gana/UK), a brasileira Bia Ferreira, Sara Correia (Portugal), Sarah McCoy (EUA), Sétima Legião (Portugal) e Pedro Mafama (Portugal), Kabaka Pyramid (Jamaica), UDJAT convidam Pedro Jóia (Portugal), Balkan Taksim (Roménia), Nancy Vieira (Guiné-Bissau), Moonshiners convidam Samuel Úria (Portugal), Nicola Conte & The Spiritual Galaxy feat. Zara McFarlane (Itália/Reino Unido), Monda (Portugal), Poil Ueda (Japão/França), La Sra. Tomasa (Espanha), Zeca Medeiros (Portugal), Jean Christian et le Quator des Rêve Enfouis (Canadá/Portugal), Tomoro (Japão), Caamaño&Ameixeiras (Espanha), Carpideira (Portugal), Svetlana Bakushina Quarteto Fusão (Rússia/Portugal), Miguel Calhaz (Portugal), Marco Martins´Low Profile (Portugal) e Venga Venga DJ Set + Live Act (Brasil), Horace Andy, Amadou & Mariam.

Os bilhetes encontram-se em pré-venda, com preços reduzidos, até ao dia 25 de junho: o bilhete diário custa 10 euros; o Bilhete Festival (passe para os 3 dias de Festival) – 30 euros; o Bilhete Diário Família (2 adultos e 2 crianças até 16 anos) – 35 euros.

Toda a programação pode ser vista aqui.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anterior1ª Edição Do Music Walk With Me Decorre Em Espinho De 20 A 25 De Junho
Próximo artigoWOW Apresenta Programa Do Arraial De São João

Leave a Reply