A Lourinhã volta a realizar mais um Festival da Abóbora, a decorrer de 28 a 30 de outubro, no Pavilhão Multiusos da Atalaia, no concelho da Lourinhã.
O evento, na sua 3ª edição, integra o Concurso Nacional de Abóboras e o Concurso Nacional de doces de abóbora que visam homenagear este produto local, premiando as maiores e mais criativas abóboras e as melhores receitas com este ingrediente. A iniciativa organizada pela Junta de Freguesia da Lourinhã e Atalaia conta com um conjunto de exposições, workshops, mostras e concursos gastronómicos.
No âmbito do festival realiza-se também a Semana Gastronómica da Abóbora (entre dia 22 e 30 de outubro), um evento com a participação dos restaurantes locais que apresentam diversas propostas culinárias que têm a abóbora como ingrediente principal.
O Festival tem início amanhã, dia 28, sexta-feira, às 10h00, com a abertura das exposições para os alunos das escolas da freguesia. Às 18h30 realiza-se a cerimónia de abertura. Neste dia decorre ainda o concurso de doçaria e atuações musicais que incluem o Rancho Flores de Maio e o Grupo Cantares de Música Popular Portuguesa da Zambujeira e Serra do Calvo.
No sábado, dia 29, realizam-se as jornadas técnicas sobre agricultura e cultura da abóbora, bem como visitas aos campos de produção. Este dia conta com o espetáculo do Grupo Típico Vozes do Povo e do Grupo Vozes do Tempo.
O evento encerra no dia 30, com a apresentação da torta gigante com doce de abóbora, confecionada com o apoio de diversas pastelarias da região. Ao palco sobem o Rancho Folclórico As Moleirinhas e o acordeonista Rodrigo Maurício.
A entrada é gratuita.