Encerrou no domingo passado (4 de Julho) aquela que é considerada a maior feira de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa, com um novo recorde de visitantes, mais de 130 mil pessoas, em nove dias de feira, entre público e expositores, que tiveram pela primeira vez à disposição quatro pavilhões para visitar.
Este sucesso é atribuído à diversidade de ofertas dos expositores, às propostas artesanais contemporâneas,às iniciativas multiculturais, um programa de animação variado, com atuações musicais e de ranchos folclóricos, ampliação da área da gastronomia (este ano a única ocupante do pavilhão 4) e ao entretenimento infantil proporcionado por dois “palhaços” que efectuavam pinturas faciais e construção de figuras com balões.
Nesta 24ª edição estiveram representadas todas as regiões nacionais, com destaque para os Açores e Madeira, no plano internacional destacaram-se as participações oficias de Angola, Moçambique, Brasil, Argentina e África do Sul(como país convidado).
O artesanato nacional foi distinguido através da atribuição de diversos prémios. O Prémio Nacional de Artesanato promovido pelo IEFP–Instituto de Emprego e Formação Profissional,no âmbito da exposição ‘Artes da Casa – Ambientes Singulares’.
Foram premiados na modalidade de Artesanato Tradicional a “Toalha com rendas de bilros“,de Maria Alice Correia e Ester Barros Costa, de Vila do Conde, o “Contador Indo-Português Grifo“, de Carla Sofia Martins Canhoto e João Luís Martins Canhoto, de Mafra, e “Mesa para Dois”, de Adélia Mendes de Faria, Maria da Conceição Miranda Ferreira e Maria Isabel Ferreira Vales Oliveira, de Guimarães.
Na modalidade Artesanato Contemporâneo foram distinguidos os trabalhos “Encontro”, de Adélia Mendes de Faria, Maria da Conceição Ferreira, Maria Isabel Oliveira e Cristina Vilarinho, de Guimarães, “Amor Português”, de Maria Alexandra de Almeida,de Condeixa-a-Nova, e “Sofá Mariana”, de Ludovic Lestable, de Lisboa.
Foram assinalados com Menções Honrosas na categoria de Artesanato Tradicional, os artesãos Maria Inácia Galvão e Fernando Jorge Ribeiro. Na categoria de Artesanato Contemporâneo foram três as Menções Honrosas, para ‘De Raíz-Design e Arte’, Tânia Gil e Francisca Maria Serrano.
O sucesso consecutivo da FIA Lisboa dita a sua continuidade em 2012, realizando-se de 30 de Junho a 8 de Julho de 2012, na FIL, no Parque das Nações.