O artista plástico Filippo Fiumani tem uma nova instalação artística: A-MAR Faz Parte da Linha, que está patente ao público até 13 de outubro, na fachado do edifício do Oeiras Parque.
Para esta obra, o artista escolheu como elementos de destaque os corais e o fitoplâncton, que são indicadores de saúde dos oceanos, responsáveis pelo abrigo e alimento de todo o tipo de espécies. Os corais dão corpo e forma à peça, já a cor e a bioluminescência do fitoplâncton, que estão representados por néon LED, permitem que a estrutura ganhe uma nova vida durante a noite.
A instalação recicla redes de pesca, resgatadas do oceano pela organização Sea Shepherd ( que depois irá distribuir todos os materiais por diversas entidades parceiras com a finalidade de lhe dar uma nova vida), bem como outros materiais outrora descartados – peças de automóveis, peluches, pranchas de surf, brinquedos de criança, entre outros, e pretende consciencializar e promover comportamentos mais ecológicos e sustentáveis.
O projeto visa impactar a comunidade, transmitindo uma mensagem subliminar de alerta para a proteção dos ecossistemas marinhos e costeiros, e foi inspirado na ligação de Oeiras à Linha e ao mar.
A obra pode ser observada através de um miradouro (criado para o efeito), com acesso pelo piso -2 da zona laranja do espaço comercial.