FIMFA Lx18 Arranca Hoje Em Lisboa

Arranca hoje a 18ª edição do FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas , que vai decorrer na Capital de 3 a 20 de maio e vai apresentar 12 projetos de criadores nacionais e internacionais em vários palcos da cidade.

O festival vai passar pelo Teatros Maria Matos, São Luiz, D. Maria II, Taborda, Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa e Museu Nacional do Teatro e da Dança.

A abertura do festival vai ter lugar com Birdie, dos espanhóis Agrupación Señor Serrano, que vai estar em cena no Maria Matos Teatro Municipal entre 3 e 5 de maio; depois na mesma sala, a 10 e 11 de maio a companhia Berlin da Bélgica apresenta o espetáculo Zvizdal (Chernobyl – so far so close), e ainda a 15 e 16 de maio, a criação Man Anam Ke Rostam Bovad Pahlavan, de Ali Moini – Cie Selon l’Heure do Irão-França.

Pelo São Luiz Teatro Municipal vão passar vários espetáculos: entre 11 e 13 de maio,  Je Brasse de L’Air, de L’Insolite Mécanique (França); Nasce do Barro – Aus Dem Lehm Gegriffen, de Thalias Kompagnons (Alemanha), de 12 a 18 de maio; As Amas dos Legumes – The Vegetable Nannies, dos Plunge Bloom (Reino Unido), também de 12 a 18 de maio; Monkeys de Amit Drori (Israel), nos dias 12 e 13 de maio; Arcano, do Teatro de Marionetas do Porto, no dia 16 de maio; e ainda Open the Owl, uma cocriação de Renaud Herbin e Ljubljana Puppet Theatre (França/Eslovénia), a 18 e 19 de maio.

O Red Cloud Teatro de Marionetas, Portugal, apresenta-se no Museu Nacional do Teatro e da Dança a 6 maio; e o Teatro de Ferro, Portugal, apresenta-se no Teatro Taborda a 8 e 9 maio).

O Teatro do Bairro recebe o espetáculo Plastic Heroes, do israelita Ariel Doron, entre os dias 15 e 17 de maio. Já o Teatro Nacional D. Maria II recebe o espetáculo La Valse de Les Hommelettes, dos franceses Les Antliaclastes, entre 17 e 19 de maio.

Para encerrar esta edição especial de 18 anos foi escolhido o espetáculo Ada/Ava, dos americanos Manual Cinema, no São Luiz Teatro Municipal, e que sobe a cena entre os dias 18 e 20 de maio.

Paralelamente à programação principal, decorrem ainda várias atividades complementares como uma masterclass sobre o espetáculo de abertura, Birdie; um workshop de Teatro de objetos com a especialista belga Agnès Limbos; e ainda o workshop Force & Pressure, dinamizado pelo iraniano Ali Moini. Na Cinemateca, será exibido o filme Queres ser John Malkovich?.

De destacar também o 25º aniversário da companhia A Tarumba, que organiza o festival.

Os bilhetes para o FIMFA LX18 vão estar disponíveis nos locais e os preços variam consoante o espetáculo e a sala.

Autor:Texto de Elsa Furtado
Artigo anteriorBeirute – O Resgate
Próximo artigoBurgueses Somos Nós Todos Ou Ainda Menos Marca O Regresso De Mário De Carvalho