Sal é a segunda peça apresentada no âmbito do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, inspirada na obra de Mário de Sá-Carneiro, que sobe à cena no Mosteiro São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, a 4 e 5 de junho.
Sal é um espetáculo inspirado no poema Salomé e conta com autoria, encenação e interpretação de Catarina Lacerda, com produção do Teatro do Frio. A peça foi apresentada pela primeira vez em 2015, no Festival Cena Contemporânea de Matosinhos.
Baseado na obra de Mário de Sá-Carneiro, um dos grandes impulsionadores do modernismo português, que morreu com apenas 25 anos de idade, tendo deixado um legado considerável, sobe à cena Cem Anos após o desaparecimento do escritor.
Viajando através dos poemas Bárbaro, Salomé, Partida ou Não, originando um lugar íntimo em que o texto atravessa o corpo, transformando-o. A atriz é o lugar de projeções, cujo corpo se assume como espaço simultaneamente cenográfico, dramatúrgico e reivindicativo, como uma paisagem e geografia humana em constante transformação, que mistura ficção e ação.
Sal está classificado para maiores de 16 anos e pode ser visto nos dias 4 e 5 de junho, no Mosteiro São Bento da Vitória, às 21h00. Os bilhetes custam 10 euros e podem ser adquiridos no TNSJ, no local e outros locais habituais.