O Teatro Nacional São João, no Porto acolhe entre 11 e 20 de maio, a 46ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI), com três espetáculos.
Nos dias 11 e 12 de maio, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto, a peça Cosmos, uma criação das atrizes e encenadoras Cleo Diára, Isabél Zuaa e Nádia Yracema.
Cosmos propõe uma viagem interplanetária, onde se questiona a humanidade e o caminho percorrido até aos dias de hoje. Através do resgate da mitologia africana e da sua mistura com mitos europeus, o espetáculo projeta-se num horizonte afro-futurista, enquanto questiona se somos apenas fruto das histórias que nos contam. Uma jornada de dez intérpretes em busca de novas possibilidades de futuro
No dia 11 de maio, quinta-feira, às 19h00, e no dia 12, sexta-feira, às 21h00. O preço dos bilhetes tem o custo de 5 e 10 euros.
No palco do Teatro São João, no dia 12 e 13 de maio, a estreia nacional de Hamlet, da dramaturga peruana Chela De Ferrari,
A encenadora coloca um grupo de pessoas com síndrome de Down a partilhar os seus desejos e frustrações a partir de uma versão muito livre de Hamlet. O espetáculo resulta de um cruzamento entre o texto de Shakespeare e as vidas dos atores, animado pela pergunta existencial que popularizou o príncipe da Dinamarca: ser ou não ser? O que significa ser para pessoas que são consideradas um fardo, um refugo social? Que sentido e valor tem a sua existência num mundo em que a eficácia e modelos inatingíveis de consumo e beleza são o paradigma do humano?
Hamlet está em cena no São João no dia 12 de maio, sexta-feira, às 21h00, e no dia 13, sábado, às 19h00. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.
A fechar esta edição, o Teatro Carlos Alberto acolhe Moria, do encenador espanhol Mario Vega, nos dias 19 e 20 de maio.
O espetáculo assume-se como uma jornada imersiva e documental ao interior do campo de refugiados de Moria, na Grécia, descrito por muitos como o “pior campo de refugiados da Europa”. Dentro de uma tenda de campanha, as atrizes Ruth Sánchez e Marta Viera dão corpo e voz aos testemunhos reais de duas das múltiplas vidas interrompidas e violentadas na ilha de Lesbos.
Moria está em cena no TeCA no dia 19 de maio, sexta-feira, às 21h00, e no dia 20, sábado, às 19h00. Os bilhetes têm o custo de 5 e 10 euros.