É já a 9 de novembro que o Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, recebe em estreia mundial Fado-Ritual e Sombras, espetáculo que reúne dança e música ao vivo.
Coprodução da companhia holandesa International Danstheater e da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Fado-Ritual e Sombras nasceu do convite de Jan Linkens, diretor artístico da IDT a Vasco Wellenkamp para coreografar uma obra sobre o fado.
Em palco, Carla Pires interpreta a poesia do fado, inspirando ao abandono e à emoção. “O cenário pode ser uma viela ou taberna de Lisboa ou uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome”.
Depois da estreia em Portugal, o espetáculo segue em digressão por várias cidades holandesas, juntando bailarinos profissionais da CPBC e outros que terminaram este ano o curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional e da Escola de Dança Contemporânea de Setúbal.
Fado – Ritual e Sombras apresenta-se no Fórum Municipal Luísa Todi, a 9 de novembro, às 21h00. Os bilhetes custam 8 euros e estão à venda nos locais habituais.
O C&H esteve presente num ensaio e levanta-lhe aqui um pouco o véu do que o espetador vai poder ver.
Texto de Alexandra GilFotos de Sara Santos