Fundação Leal Rios apresentou programação para 2014

FundaçãoLealRios_sarasantos-7A performance com a artista Susana Mendes Silva, no âmbito da exposição Rectangle Disorder, foi uma espécie de teaser para a apresentação da Programação Fundação Leal Rios para 2014.

Rectangle Disorder é uma instalação que está na fronteira do visível, ocupando toda a sala principal de exposições da Fundação Leal Rios com uma grelha ortogonal (40 x 60 cm) de cabelo humano artificial, suspensa a 252 cm de altura. Das intersecções resultantes desta grelha, pendem outros fios de cabelo que interpelam os espectadores. Susana Mendes Silva e Miguel Pereira irão apresentar uma série de performances concebidas a partir desta obra, e especialmente desenvolvidas para o espaço da Fundação Leal Rios. A inauguração da exposição está prevista para dia 30 de Janeiro, às 22h00 e ficará patente neste espaço até ao dia 7 de março, com mais duas performances agendadas: #2 [manual de instrução] nos dias 19 de fevereiro a partir das 18h00, 22 de fevereiro a partir das 16h30 e 5 de março a partir das 18h. As sessões têm duração de 15 minutos e destinam-se a quatro participantes no máximo, sendo por isso solicitada marcação antecipada.
A outra performance, #3 [finissage] está prevista para 7 de março às 22h00.
A Fundação Leal Rios irá ainda desenvolver duas sessões de Conversas em torno de Rectangle Disorder. A primeira está agendada para dia 6 fevereiro, às 18h e conta com a participação de Susana Mendes Silva (artista) e João Seguro (artista e professor Universitário FBAUL e IPT).
A de dia 28 de fevereiro, 18h00, terá apresentação e moderação de Nuno Crespo (crítico de arte) e para além de Susana Mendes Silva, contará com a participação de Pedro De Llano (historiador de arte e curador) e Miguel Pereira (coreógrafo/ performer).

This slideshow requires JavaScript.

De 27 de março a 31 de maio 2014 o espaço será ocupado com a exposição de David Maljkovic, num projeto com apresentação e produção da Francisco Fino Art Projects.

No último trimestre, e com data de inauguração marcada para 9 de setembro, a Fundação Leal Rios recebe as obras do núcleo dos anos 70, 80 e 90 do século XX de Rui Sanches.

As exposições podem ser vistas de quinta-feira a sábado, entre as 14h30 e as 18h30. A entrada é gratuita.

Texto de Tânia Fernandes
Fotografias de Sara Santos

Artigo anteriorMenino de Sua Avó de regresso à Barraca
Próximo artigoTapas do Mundo a acompanhar jogos de futebol no Epic Sana

Leave a Reply