Gramado, um destino diferente no Brasil

gramado_01As entidades oficiais da cidade brasileira de Gramado, vieram a Lisboa apresentar a região, por ocasião da BTL. Uma alternativa turística aos programas de praia que levam, anualmente, milhares de portugueses ao outro lado do Atlântico. Uma cultura regional rica, a beleza natural inexplorada da Serra Gaúcha, parques temáticos e eventos sazonais como o Chocofest, o Festival de Gastronomia, o Festival de Cinema ou o Festival Colonial foram algumas das atrações apresentadas.

A cerca de 120kms de Porto Alegre (uma das sedes do Campeonato Mundial de Futebol de 2014), a cidade de Gramado pertence à região de Rio Grande do Sul. Foi considerada a melhor cidade de inverno em 2013, questão muito valorizada num país cujo termómetro raras vezes baixa a valores mínimos. Rosa Helena Volk, Secretária do Turismo de Gramado, presente no evento, descreve a cidade como um lugar “charmoso, aconchegante e romântico e por isso, ótimo destino para casais em lua-de-mel”. O Natal de Luz, entre 31 de outubro e 11 de janeiro foi outro dos eventos em destaque “é um verdadeiro espetáculo de luz e emoção”.

Luís Barbacov é o  Vice-Prefeito de Gramado, uma cidade com 34 mil habitantes mas que recebe anualmente quase seis milhões de turistas. Referiu que a tranquilidade mas também as múltiplas opções de lazer fazem com este seja um dos principais pólos turísticos do Brasil. Entre as principais atracões, destacou o parque Minimundo (uma cidade em miniatura ao ar livre), o Snowland (espaço de neve indoor), a Aldeia do Papai Noel, (com jardins, chalés, fábrica de brinquedos e casa do pai Natal) e uma zona comercial com lojas e oferta gastronómica variada.

Foi ainda referida, durante a apresentação, a proximidade de Gramado com Óbidos, cidade irmã com a qual, entre outros aspetos, partilha os Festivais de Natal e Chocolate.

Porto Alegre, a capital do estado de Rio Grande Sul é uma das sedes do Campeonato Mundial de Futebol que decorre este ano no Brasil.

Texto de Tânia Fernandes,
Fotografias de António Silva e da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul.
Artigo anteriorCamel recordaram The Snow Goose e outros êxitos em Concerto na Aula Magna
Próximo artigoMarés Vivas anunciou os Xutos & Pontapés na edição deste ano

Leave a Reply