Mariza, Plutonio, Vitor Kley, Ena Pá 2000, Rita Rocha e Pedro Mafama estão entre as mais recentes confirmações para o Festival O Sol da Caparica.
Para o dia 19 está confirmado o regresso do fado de Mariza. Lon3r Johny, inicialmente anunciado para dia 18, traz agora uma novidade ao atuar ao lado do Plutonio, passando assim a sua atuação para dia 20 de abril. Este será um concerto exclusivo onde a dupla vai apresentar temas como “ANTI$$OCIAL”, que dá nome ao seu recente projeto, “Ao Teu Lado”, “Não Os Vejo”, “Diamante” e “Uh La La La”.
O festival revela ainda para domingo o cantor brasileiro Vitor Kley, com sucessos como “Morena”, “O Amor é o Segredo” e “Menina Linda”, entre outros.
Para 20 está agendada a banda dos anos 80: Ena Pá 2000, que sempre se caracterizou pelas letras irreverentes das suas músicas, Rita Rocha, artista que recentemente ocupou o lugar de música portuguesa mais tocada na rádio com o tema “Outros planos”, e Pedro Mafama, uma das vozes do circuito da música alternativa portuguesa há vários anos, conhecido pela sua originalidade e sonoridade disruptiva.
No dia 19, atuam dois artistas do hip hop nacional: o rapper portuense Gama, autor do single “Borboletas” que conquistou o seu primeiro galardão de ouro em 2020, e o músico emergente Guga, conhecido pelo tema “Amor Antigo”. É a estreia de ambos no festival e subirão juntos ao palco.
Ainda para sexta feira (18) foram anunciados artistas da world music: Stewart Sukuma, um dos maiores nomes da música e televisão moçambicana, e os guineenses Tabanka Djaz, embaixadores da música de Bissau que ganharam projeção internacional com mais de três décadas de carreira. Prometem proporcionar uma noite única ao som dos clássicos do gumbé. A atuação do artista Valete, já antes anunciado, foi alterada para o segundo dia do festival (18).
Será apresentado um tributo à cantora brasileira Marília Mendonça, que desde novembro de 2021 está no TOP 3 Artistas do Spotify, sendo a primeira artista brasileira a superar a marca de 8 biliões de streams nesta plataforma, e que se destacou como uma das maiores representantes do sertanejo. O tributo promete relembrar os seus maiores sucessos, como “Infiel”, “De Quem É A Culpa?”, “Todo Mundo Vai Sofrer” e muitos outros que marcaram a sua carreira.
Também por este mesmo palco, mas no último dia do evento (20), passará a cantora e compositora portuguesa Jéssica Pina. É conhecida por muitos pela sua participação no programa The Voice e, posteriormente, no Festival da Canção, sendo as suas performances caracterizadas por se fazerem acompanhar pelo trompete.
Os bilhetes para o Festival estão disponíveis nos locais habituais. O bilhete diário varia entre os 20 euros, para maiores de 65, e os 26 euros. Para o Dia das Crianças o valor é de 2,80 euros. Existem preços especiais para os recenseados do Concelho de Almada a 22 euros/dia.
O festival disponibiliza também diferentes passes para os 4 dias :
Passe 4 dias (Inclui Dia da Criança) = 75 euros
Passe Familiar (Inclui Dia Criança) – 2 Adultos e 2 Jovens Até Aos 16 Anos = 145 euros;
Passe 4 Dias Recenseados Concelho Almada (Inclui Dia Criança) = 63 euros;
Passe 4 Dias Maiores de 65 Anos (Inclui Dia Criança) = 60 euros
Nomes já confirmados Sol da Caparica 2023:
Dia 17 – Quinta-feira
Carolina Deslandes, Dillaz, Léo Santana, Paulo Gonzo, Poesia Acústica, Beatriz Rosário, Desconectados, Domingues, Fernando Cunha (convida Olavo Bilac, Rui Pregal da Cunha, Paulo Costa, Pedro Jóia e muito mais), Sippinpurpp, Chelsea Dinorath e Treyce, Tay
Dia 18 – Sexta-feira
Bispo, José Cid, MC Pedrinho, T-Rex, Valete, Stewart Sukuma, Tabanka Djaz, Yola Semedo, Leo2745 e Tributo Marília Mendonça
Dia 19 – Sábado
Chico da Tina, Deejay Telio, João Pedro Pais, Mariza, Nininho Vaz Maia, Badoxa, Gama & Guga, Jüra, Kappa Jotta, Duque Província e Gaby
Dia 20 – Domingo
Ivandro, Lon3r Johny & Plutónio, Matias Damásio, Regula, Ena Pá 2000, Pedro Má Fama, Rita Rocha, Da Chick, Jéssica Pina, Rita Laranjeira, Supa Squad, Tontos, Vitor Kley, Damásio Brothers