Hoje é Dia Internacional dos Museus, que este ano tem como tema Museus Para Uma Sociedade Sustentável. Em Portugal são cerca de 70 os Museus que aderiram às celebrações, com mais de 400 atividades muito diversificadas, grande parte delas com entrada gratuita, de realçar que durante todo o dia os museus e palácios sob tutela da Direção Geral do Património vão ter entrada gratuita.
O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões para aproveitar bem a data. Começamos com a antestreia dos filmes National Gallery de Frederick Wiseman, e O Grande Museu de Johannes Holzhausen, sobre o Kunshistoriche Museum de Viena no Cinema Medeia Monumental, pelas 21h15 e 19h00, respetivamente. Os bilhetes podem ser adquiridos localmente e custam 4,50 euros para cada filme ou 6 euros para as duas sessões. Dia 19 é a vez dos filmes serem exibidos no Rivoli, no Porto.
No Porto, o destaque vai para Serralves, cujo Museu de Arte Contemporânea vai estar aberto em horário alargado, e onde vão decorrer visitas guiadas, oficinas temáticas, tudo com entrada gratuita, e para o Museu Soares dos Reis, que vai ter visitas guiadas, com entrada gratuita.
No Centro destaque para o Museu de Aveiro, Museu Grão Vasco de Viseu e Museu Nacional Machado de Castro e Museu José Malhoa nas Caldas da Rainha, que vão ter muitas atividades, visitas guiadas, oficinas, conferências, espetáculos, tudo com entrada gratuita.
Em Lisboa, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, oferece um programa de visitas guiadas pelos bastidores do MUHNAC, com 10 visitas às coleções orientadas pelos curadores, incluindo visitas ao Jardim Botânico, ao Herbário e às suas coleções históricas, assinalando também o Dia do Fascínio das Plantas, das 10h00 às 18h00, todas gratuitas.
No mesmo dia e em articulação com este programa, realiza-se ainda a visita subterrânea “Do Aqueduto à Escola Politécnica”, numa parceria com o Museu da Água. As inscrições podem ser registadas em ambos os Museus e o ponto de encontro é o chafariz do Rato, terminando na antiga escola politécnica para uma visita sobre este espaço, agora ocupado pelo MUHNAC.
Visitas guiadas gratuitas e atividades são também a proposta do Museu Berardo em Belém, que hoje vai estar aberto, e um pouco mais acima, na Ajuda o Palácio Nacional da Ajuda também vai estar aberto, com visitas guiadas.
O Museu Nacional de Etnologia vai estar aberto, com entradas gratuitas e oficinas para os mais pequenos, tal como o Museu de Arqueologia, e o Museu da Marioneta – na Madragoa, que vai ter também espetáculos para os mais pequenos.
O Museu Gulbenkian e CAM (Centro de Arte Moderna) vão ter entrada gratuita. Durante o dia vão haver visitas guiadas a lembrar a vida do colecionador, bem como vários aspetos das coleções do Museu Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna. Temas como Lalique e a Natureza, a Pintura de Paisagem na Coleção Gulbenkian,e alguns núcleos do Museu e do CAM estarão em destaque.
No Campo Grande, o Museu Bordalo Pinheiro oferece um vasto conjunto de atividades, como visitas guiadas às exposições, mostra de BD, visitas para invisuais, live cooking e degustações, visitas guiadas, entre outras. Tudo com entrada gratuita. Destaque às 19h00 para a visita comentada à mostra As Novas Sardinhas de Bordalo, na companhia de Rita Castel-Branco (EGEAC), Jorge Silva (Silva!designers) e Nuno Barra (Fábrica Bordallo Pinheiro), seguida de degustação de atúm e sardinhas em conserva Bom Petisco e vinhos da CVR Lisboa.
O Museu do Oriente celebra a data com um programa especial com várias atividades e a apresentação de um raro biombo Namban do século XIX, de seis folhas, recém-adquirido pela Fundação Oriente. A entrada no museu e a participação nas atividades é gratuita.
Destaque para o peddypaper De Lisboa ao Oriente!, que levará crianças a partir dos oito anos em busca de sinais da Presença Portuguesa na Ásia, através da exposição com o mesmo nome. Uma nau nos mares do Japão, um brasão num prato de porcelana chinesa… onde estará a próxima pista? A partida está prevista para as 10h00.
Em Oeiras as atividades decorrem na Fábrica da Pólvora de Barcarena, com entrada gratuita.
Em Cascais as atividades são muitas, desde ateliers de dança, exibição de filmes-documentários, conferências, teatro e animação de rua, organizada pela Câmara Municipal de Cascais, sob a chancela do Bairro dos Museus, todas gratuitas. Destaque para a atividade “A menina dança? “1,2,3…1,2,3”; atelier para aprender a dançar a valsa, no Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, dedicado aos mais pequenos, e mais para o final do dia, o sarau Manuelino no Museu Condes de Castro Guimarães, já a Casa das Histórias Paula Rego convida a participar no Baile dos Personagens.
Em Palmela, o Museu Municipal de Palmela apresenta recursos à comunidade e propõe um conjunto de atividades com frequência gratuita, que envolvem a comunidade local, com prioridade para as famílias. Destaque para a dinamização da maleta pedagógica “Gigantes, cabeçudos e outras coisas do arco-da-velha”, no Centro de Recursos para a Juventude de Palmela, que promove a próxima edição do Festival Internacional de Gigantes, a decorrer em julho, no Pinhal Novo; e para a Roda de Leitura na Igreja de Santiago (promovida pelo Município, em parceria com a Escola Secundária de Palmela – Clube de Teatro O Búzio do Homero II) sob o tema “À Roda do Castelo de Vento, História e Estórias”, na Igreja de Santiago, entre as 15h00 e as 17h30, dinamizada por Ester Inês e Rainer Daenhardt e com Ana Maria Magalhães, António Sala, Eunice Muñoz, Paula de Carvalho e Ruy de Carvalho como leitores convidados.
Em Évora as atividades vão ter lugar no Museu de Évora, Biblioteca Pública de Évora, Palácio Cadaval, Fórum Eugénio de Almeida, Paço de São Miguel, Coleção de Carruagens, Museu da Sé Catedral de Évora, Banhos Romanos da Praça do Sertório, Convento dos Remédios, Museu do Relógio, Palácio D. Manuel – Jardim Público e Casa da Balança, todas com acesso gratuito.
E nas ilhas Açoreanas a festa prolonga-se, também com entradas gratuitas.
O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus em 1977, e celebra-se anualmente a 18 de maio.
Veja aqui a programação completa.
Por Elsa Furtado
Fotos C&H