A segunda edição do Húmus — Festival Literário de Guimarães está a decorrer até dia 12 de março na cidade berço, com uma programação dedicada às mulheres reais, que ajudaram a mudar a história do país, como Mumadona Dias, D. Maria II ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
O festival, que nasceu em torno da celebração dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, desta este ano a vida e obra da sua companheira, Maria Angelina.
Durante cinco dias, Guimarães recebe a visita de escritores, jornalistas e pensadores que debaterão o papel da mulher na literatura e na sociedade.
A programação inclui uma conversa de vida com a jornalista Maria Antónia Palla (mãe do Primeiro Ministro António Costa); mesas de debate sobre a mulher na literatura com Dulce Maria Cardoso, Carla Maia de Almeida, Cristina Branco, Filipa Melo ou Isabel Rio Novo; na noite de dia 10 tem lugar uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, com a presença de Mónica Baldaque (sua filha) e Isabel Pires de Lima; no dia 11 pela manhã, decorre uma conversa com o cientista Carlos Fiolhais sobre a Ciência e as Mulheres; o encerramento acontece no dia 12, com um espectáculo de poesia dedicado a Inês de Castro e uma evocação de Maria Angelina com a participação de Miguel Real e Maria João Reynaud.
O Húmus — Festival Literário de Guimarães é uma organização da Câmara Municipal de Guimarães com produção executiva da Booktailors.