João Gouveia Monteiro Lança Biografia De D. Nuno Álvares Pereira

Nuno Álvares Pereira, Guerreiro, Senhor feudal, Santo – Os três rostos do Condestável, da autoria do professor e historiador João Gouveia Monteiro, é a mais recente edição da Manuscrito.

Nesta biografia, o autor traça um retrato profundamente humanizado deste homem da Idade Média portuguesa, tentando compreender a relevância das suas ações, enquadrar os seus atos extraordinários e interpretar o arrojo das suas decisões e escolhas mais difíceis, em pleno Portugal dos séculos XIV e XV.

D. Nuno Álvares Pereira é, sem dúvida, um dos maiores heróis da História de Portugal. Condestável do reino, aprendemos nos bancos da escola a sua importância em episódios decisivos, como a Batalha de Aljubarrota. Mas será que conhecemos toda a história deste extraordinário homem que tantos séculos depois da sua morte continua a apaixonar os portugueses?

Baseado numa pesquisa documental exaustiva e na leitura de diversas fontes narrativas medievais, o historiador João Gouveia Monteiro apresenta-nos a primeira biografia completa de D. Nuno Álvares Pereira, que surge nestas páginas nos seus diferentes rostos: o senhor feudal, o guerreiro e o homem de religião.

A sua carreira militar começa em 1381, com a terceira guerra fernandina contra Castela, e termina com a aventura de Ceuta, em 1415. Considerado um génio militar, conta com grandes vitórias no seu currículo: Atoleiros, Aljubarrota e Valverde. Como senhor feudal, fronteiro do Alentejo, Condestável, mordomo-mor do rei D. João I e triplo conde, acumula um património fundiário invejável e afirma-se como um ator político fundamental, numa altura decisiva da nossa história. Como religioso, devoto mariano e donato carmelita, foi o fundador do mosteiro do Carmo, onde viveu os seus últimos anos e veio a falecer em 1431, tendo sido canonizado em 2009.

O livro, de 376 páginas, está à venda por 18,50 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorLCD Soundsystem Agendam Dois Concertos Em Lisboa
Próximo artigoPatrimónio Português Presente No Google Arts

Leave a Reply