Jornadas Europeias do Património decorrem este fim-de-semana

JEP 2013Decorre este-fim-de-semana, entre 20 e 22 de setembro mais uma edição das Jornadas Europeias do Património (JEP). A iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia volta a estar a cargo, em Portugal, da Direção-Geral do Património Cultural, sendo subordinada ao tema Património/Lugares.

Desta forma, pretende-se destacar a dimensão humana que se reveste o património, “expressa materialmente em espaços e paisagens – urbanos e não urbanos – que nos marcam, que exploramos e com que convivemos numa relação de proximidade”.

As Jornadas Europeias do Património acontecem na capital e um pouco por todo o país. Eis as nossas sugestões:

 

museu_guardaComeçamos pela Beira Alta. O Museu da Guarda comemora as JEP com Lugares na Cidade, evento que conjuga uma visita guiada ao centro histórico e exibição de um filme. Durante os três dias da iniciativa, às 10h30 e às 15h00, os visitantes vão ficar a conhecer os registos fotográficos do museu e os lugares mais emblemáticos do centro da cidade. A inscrição pode ser feita até 19 de setembro, através do Serviço Educativo do Museu.

Na Nazaré, a proposta é uma visita guiada ao Museu da Nazaré, com especial incidência no “Objeto do Mês”, O Barco da Lagoa e as Memórias da Foz, inaugura a participação da Nazaré nas JEP. O evento acontece às 11h00 e às 15h30, repetindo-se no domingo no mesmo horário. Ainda no dia inaugural, o público dos 4 aos 6 anos poderá participar na atividade “Quando havia a Foz”, a partir das 14h30.

O passeio cultural Memórias do rio Alcôa, da nascente até à foz, por seu turno, ocupa o sábado, dia 21 e inclui a seguinte programação: visita ao objeto do mês, Barco da Lagoa, partida para Alcobaça e visita à nascente do rio (Chiqueda) e ao seu leito na cidade, às 16h00 está marcado o  regresso à Nazaré. Visita à “foz” do rio Alcôa e às 17h00 a visita à exposição Porto de Abrigo – a aspiração de um povo, no Centro Cultural da Nazaré.

O acesso a qualquer das atividades é gratuito, mas a atividade infantil e o passeio cultural requerem inscrição até 19 de setembro, através do Serviço Educativo do Museu.

Em Lisboa as atividades são muitas, aqui ficam alguns em destaque:

Arquivos Municipais Arco do Cego:  Visitar o arquivo municipal será possível num tour intitulado A História também se vê. O evento decorre dia 20, às 14h00 e requer marcação prévia para o telefone 218 844 060.

GEO – Gabinete de Estudos Olisiponenses: O Gabinete alfacinha propõe nos dias 20 e 21, às 15h00, uma visita ao Palácio Beau Séjour. Em alternativa, nas mesmas datas e horário, a entidade organiza o passeio pedestre História e imaginário popular da Mouraria. Para ambos os eventos é necessária marcação prévia para o telefone 217 701 100.

Galerias Rua Prata

Galerias Romanas da Rua da Prata: As galerias romanas da Baixa lisboeta voltam a abrir as portas aos inúmeros visitantes que, uma vez por ano, aí afluem. As visitas são orientadas por técnicos do Museu da Cidade e do Centro de Arqueologia de Lisboa. O espaço estará ao alcance dos interessados durante os três dias das Jornadas, entre as 10h00 e as 18h00. A entrada é livre, mas sujeita à ordem de chegada.

CAL – Centro de Arqueologia de Lisboa: Nos dias 21 e 22, entre as 10h00 e as 14h30, é tempo de embarcar na Cerca Velha de Lisboa, passeio pedestre orientado por técnicos do CAL. A marcação deve ser feita para o telefone 217 513 212.

 Lisboa do Fado em Alfama e A Colina de Santos são os dois passeios pedestres propostos Divisão de Promoção e Comunicação Cultural de Lisboa, a 21, às 10h00 e a 22, às 11h00, respetivamente. Carecem ambos de marcação prévia para o telefone 218 170 900.

Museu Bordalo Pinheiro: Na Cidade com Rafael Bordalo Pinheiro é o passeio a que convida o Museu Bordalo Pinheiro. Calcorrear a zona do Chiado em busca de referências da vida do artista, nos dias 21 e 22, a partir das 11h00, está sujeito a marcação antecipada para o telefone 218 170 667.

Museu do Teatro Romano: Sábado e domingo são dias para percorrer a zona do Castelo em busca de Um Teatro Romano por baixo dos nossos pés. Organizado pelo Museu do Teatro Romano, o passeio pedonal acontece, respetivamente, às 14h30 e às 10h30.

Padrão dos Descobrimentos: Um Monumento Singular é o nome da visita guiada ao Padrão dos Descobrimentos que acontece no dia 20, pelas 15h00. Já a 21 e 22, a proposta é a visita à exposição histórica O Infante D. Henrique – talant de bien faire. Esta última acontece, respetivamente, às 19h00 e às 15h30, sendo sujeita a marcação prévia para o telefone 213 031 950.

PISAL:  Rota do Azulejo da Madragoa: Madragoa, do lugar e das suas gentes  e Rota do Azulejo da Colina do Castelo: Os lugares de Santos, Virgens e Burgueses são os passeios pedestres sugeridos pelo PISAL para dia 20. O primeiro arranca às 10h30 e o segundo às 14h00, estando ambos sujeitos a marcação prévia para o telefone 218 171 945.

Museu Nacional do Azulejo: 3 dias, 3 conventos, 3 vivências é a proposta do Museu Nacional do Azulejo para estas Jornadas Europeias do Património. Na sexta-feira, a visita será ao Convento do Grilo, seguindo-se no sábado uma paragem no Convento de Santos – o – Velho. O evento estende-se a domingo, com a visita ao Convento da Madredeus. O ponto de encontro, nos três dias, é às 10h30 no Museu Nacional do Azulejo.

Museu da Marioneta: De Convento a Museu é a visitada orientada que dará a conhecer, no dia 21, pelas 11h30, a história do Convento das Bernardas, desde a sua fundação até ao período atual em que alberga o Museu da Marioneta. Uma visita guiada pelo colecionador Francisco Capelo à exposição Khon: Teatro da corte da Tailândia é a proposta do museu lisboeta para dia 21, às 15h00.

Já a 22, é tempo de reunir as famílias no atelier Da janela do meu quarto vejo… Destinada a 1 adulto e a uma criança com mais de seis anos, a oficina decorre entre as 10h30 e as 12h30. A entrada é gratuita em qualquer dos eventos, mediante marcação prévia.

Museu Nacional do Traje: O Pano Património: outros lugares / lugares interseccionados é o tema da mesa redonda que decorre no MNT, dia 21, entre as 14h00 e as 18h30. Diversos oradores convidam à descoberta do papel dos panos enquanto símbolos de identidade cultural de povos e lugares. A entrada é livre.

Museu da Eletricidade – Central Tejo: de 20 a 23 de setembro decorre um programa especial de visitas guiadas e gratuitas ao Museu da Eletricidade e às exposições patentes ao público. A primeira tem lugar na sexta-feira, às 22h00 e vai levar os visitantes a conhecerem a história da Central Tejo, num “raro e empolgante” percurso noturno.

No sábado, às 11h00, realiza-se uma visita guiada à exposição Futuro Perfeito, com uma duração de uma hora vai levar os visitantes a viajarem a um futuro, imaginado por escritores e cientistas, fabricada por robôs e ocupada por paisagens digitais. No domingo, dia 22, os visitantes são convidados a conhecerem os percursos mais secretos da Central Tejo, numa visita recheada de surpresas e que os vai levar aos cantos e recantos da velha fábrica que um dia iluminou Lisboa, com início marcado para às 11h00 e com 2h30 de duração.

mouros_13Sintra: A Parques de Sintra vai realizar visitas técnicas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse que estão a ser alvo de trabalhos de requalificação, ou cujas obras terminaram recentemente realizadas pelos técnicos responsáveis pela coordenação dos projetos.

O programa tem início na sexta-feira, dia 20 setembro, às 10h00, com uma visita ao Castelo dos Mouros, local onde vai ser explicado o projeto À Conquista do Castelo. Aqui, os visitantes vão ficar a conhecer os locais onde foram levadas a cabo as escavações arqueológicas, quais os processos utilizados para a requalificação dos caminhos de ronda e ainda quais os cuidados tidos aquando da construção do novo centro de apoio ao visitante.

À mesma hora, no Palácio da Pena, os participantes terão a oportunidade de entrar no Palácio através do antigo acesso principal de convidados da Família Real. Será apresentado o projeto de restauro de interiores em curso no Salão Nobre, bem como no Palácio Novo. Entre as várias explicações, vão ser tocados pontos como a arquitetura, as artes decorativas e o acervo. Às 12h00 vai ter lugar uma visita ao Gabinete da Rainha, onde os participantes descobrirão tudo sobre as transformações que sofreu ao longo dos tempos, e compreender que as futuras opções museológicas resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio.

A Abegoaria da Quinta da Pena vai também ser palco de uma visita guiada,no dia 20, pelas 15h00, na qual os intervenientes poderão observar como foi levado a cabo o processo de restauro daquele edifício do séc. XIX, visitar as cavalariças onde se alojam os cavalos de tiro (Ardennais) e os cavalos protagonistas dos passeios equestres no Parque da Pena. Ainda no Parque da Pena, às 16h30, outra das propostas é a descoberta do restauro efetuado na Feteira da Rainha e no Jardim das Camélias, onde os visitantes serão guiados por uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visaram a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

No domingo, dia 22 de setembro, às 11h00, o convite é para participar numa visita técnica guiada ao restauro integral do Salão Nobre do Palácio da Pena bem como das suas salas adjacentes, sob a orientação do Diretor do Palácio. Esta visita foca, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. Será ainda destacada a importância do restauro tanto das artes decorativas como do acervo do Palácio. A visita passará ainda pelo interior da Escada das Cabaças.

Já a sul, os destaques vão para Avis e Sines.

Avis: O município alentejano associa-se às Jornadas Europeias do Património através da exposição arqueológica Novos dados sobre o megalitismo funerário do concelho de Avis. A mostra patente na Biblioteca do Centro de Arqueologia de Avis pode ser visitada até 31 de Março de 2014. No dia 20 de setembro, residentes e visitantes terão ao dispor uma visita orientada ao Núcleo Megalítico da Ordem, na Freguesia de Maranhão, que arranca às 16h30 no Centro de Arqueologia. A participação é gratuita e realizada mediante inscrição prévia, no Posto de Turismo de Avis e na receção do Parque de Campismo da Albufeira do Maranhão, ou através dos emails arqueologia@cm-avis.pt ou percursospedestres@cm-avis.pt.

Sines: O Museu e o Arquivo Municipal de Sines celebram as JEP através de diversos eventos. Na sexta-feira, o público escolar é convidado a descobrir o Laboratório de Memória do Mar, novo espaço do Museu de Sines que tem como objetivo preservar embarcações e as artes de pesca. A visita está sujeita a marcação prévia para o telefone 269 632 237. No dia seguinte, é tempo de percorrer a localidade no passeio Nas Ruas de Sines: um guia breve do centro histórico, com partida do Castelo, às 15h00.

A festa encerra em grande, no domingo, com uma visita guiada a Alcácer do Sal, importante porto romano que foi decisivo também para a conquista do sul do país durante a Idade Média. O passeio começa às 10h00 no Castelo de Sines e tem regresso previsto para as 20h00. Os interessados devem inscrever-se no Museu, Centro de Artes de Sines ou no Espaço Seniores. O almoço será realizado em formato piquenique, sendo necessário o tradicional farnel.

Opções não faltam, agora a escolha é sua.

Texto de Alexandra Gil
Foto do Museu da Guarda de Elsa Furtado
Foto do Castelo dos Mouros de Tânia Fernandes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorVamos celebrar as Vindimas
Próximo artigoCasa das Histórias Paula Rego celebra o 4º aniversário este fim-de-semana

Leave a Reply