O Festival Latitudes, dedicado às escrita e literatura de viagens, vai invadir Óbidos de 11 a 14 de abril, com curadoria de José Luís Peixoto. O programa inclui várias atividades como: escrita e viagens, conversas, exposições e concertos.
O festival estará presente nas livrarias da vila, na biblioteca, no museu, nas escolas, no auditório municipal, na própria Rua Direita, na Praça da Criatividade, no Convento de São Miguel de Gaeiras, e o programa inclui lançamento de livros, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música, e conversas sem tempo, aos finais de dia.
Este ano, a organização renova um conjunto de atividades direcionadas para o público escolar, e traz também de volta a proposta “Viagem pela Minha Terra”.
A viagem terá como ponto de partida a vila de Óbidos, e percorrerá vários lugares do concelho, com paragens de 15 a 20 minutos, em cada um deles. Os viajantes terão a oportunidade de observar o território paisagístico e natural de Óbidos, conhecer tradições e costumes locais, experimentar uma prática tradicional, degustar produtos locais, e ouvir testemunhos de outrora.
De entre os vários momentos da programação deste festival, destaque para a exposição Retratos Contados de Alice Vieira em Óbidos – 45 anos de obra literária – Curadoria: Nélson Mateus, no Museu Abílio de Mattos e Silva, e que marca o arranque das celebrações dos 45 anos de obra literária da autora.
Sendo 2024 o ano do quinto centenário do nascimento de Camões, o programa do Latitudes assinala a data com a mesa “500 anos de Camões… Porquê?”, dia 14 de abril, pelas 15h00, na Casa José Saramago.
O programa completo pode ser visto aqui.