O evento Latitudes – Literatura e Viajantes regressa a Óbidos, de 21 a 24 de abril, depois de dois anos de interregno devido à pandemia. Um festival dedicado às viagens e aos viajantes.
“Durante quatro dias, Óbidos transforma-se numa festa consagrada à Literatura, acolhendo todos os viajantes”, nas palavras de Margarida Reis, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, com “um tema abrangente, atual e com muita necessidade de reflexão e partilha de ideias, principalmente após um período de confinamento”.
Nos quatro dias do evento, será possível viajar, por terra, céu e mar, embarcando nas livrarias, museus, escolas, hotéis ou parques da Vila de Óbidos, “saboreando pequenos mistérios, grandes segredos, confissões, reflexões e narrações, à mesa de um fim de tarde”. Esta expedição literária é para todos os que apreciam sair de casa, tanto para aqueles que estão agora a dar os primeiros passos, como para os mais viajados.
O programa inclui lançamentos de livros, exposições, oficinas, workshops, música, dança e conversas, num encontro especial entre a gastronomia, o vinho, os livros e a música.
A “caminhada Literária” irá percorrer a epigrafia existente na Vila: as inscrições da época medieval, passando pela religião, pela descrição de propriedade, em locais “desconhecidos” e inusitados, levando à descoberta de inscrições que encerram em si literatura, história, estórias e viagens pelos longos séculos de Óbidos.
A “ Gastronomia Literária “ e o “Jantar Literário – Saramago”, são uma novidade desta edição, com uma ementa alusiva às obras de José Saramago e degustação de vinhos e queijos Portugueses e franceses.
Todas as atividades incluídas no programa Latitudes 2022 são gratuitas, à excepção das propostas gastronómicas e de algumas oficinas ou workshops. A entrada nos espaços das atividades será efetuada por ordem de chegada.