É já este fim de semana, nos dias 5 e 6 de outubro, que as Galerias Municipais se associam à 2ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, na iniciativa Lisboa Open House, um evento internacional com notório alcance global envolvendo cerca de 20 cidades participantes (Barcelona, Londres, Nova Iorque, Buenos Aires, Roma, entre outras).
As Galerias Municipais associam-se a esta iniciativa com uma visita aberta aos diferentes espaços do complexo cultural dos Coruchéus, nomeadamente aos dois edifícios dos ateliês municipais, à Galeria Quadrum e ao ateliê da artista Ângela Ferreira. Esta visita tem entrada livre e realiza-se nos dias 5 e 6 de Outubro, às 15h00.
Construídos pelo Município de Lisboa, e pensados como “o primeiro conjunto de ateliers, na cidade, para protecção e incitamento a artistas plásticos” foram inaugurados em 1971, no bairro de Alvalade, junto ao Palácio dos Coruchéus, integrando 50 ateliês. Depois de um período de esquecimento, em 2010, depois de executadas obras de manutenção, a CML lançou um novo concurso para os espaços livres, inaugurando nessa data uma peça de José Pedro Croft no jardim envolvente do Complexo.
Também o Teatro Nacional Doa Maria II vai aderir à iniciativa, com as portas abertas nos dias 5 e 6 entre as 10h00 e as 13hoo, com visitas gratuitas. O teatro vai também organizar visitas guiadas ao teatro orientadas por José Manuel Castanheira, Paulo Prata Ramos, Ildberto Gama e Luís Soares Carneiro.
Também em destaque no sábado, dia 5, vai ser uma visita (mediante inscrição prévia no programa da Trienal) aos espaços públicos do novo Museu Nacional dos Coches, em Belém. A visita vai decorrer entre as 10h00 e as 13h00, e será guiada pelo arquiteto Ricardo Back Gordon – responsável pela obra. Vai ser ainda possível assistir a uma projecção de imagens sobre a construção do novo edififício no Auditório do novo Museu.
Para além destes, mais de sessenta espaços por toda a cidade de Lisboa estarão disponíveis para visitas públicas. Equipamentos das mais variadas tipologias, contextos e épocas poderão ser visitados de forma gratuita através de um extenso programa de visitas guiadas e passeios de bairro.
Todas as informações relativas a horários e sessões podem ser encontradas no site da Lisbon Open House.