É na antiga Lota de Peixe, instalada na zona nobre da Vila de Cascais, que podemos encontrar o mais recente espaço do Chefe Vítor Sobral – A Lota da Esquina, fica mesmo junto à Baía, entre a esquadra da Polícia e a Alfândega, com uma vista privilegiada para o mar.
Aberto em 2023, o espaço apresenta-se como uma ode ao Mar e à Gastronomia, e onde se destaca a decoração e a animação.
Com um projeto de arquitetura e decoração muito cuidado da autoria de Alexandra de Sousa Ramos (ASR Architecture & Concept Interior Design), Alexandra Marçal (AM Interior Design) e Fernanda Leote, que teve como preocupação adaptar um espaço grande e funcional, de venda de peixe, a um restaurante moderno mas ao mesmo tempo acolhedor, e com áreas distintas, de forma a adaptar-se quer às diferentes horas do dia (o piso superior normalmente só funciona à noite), quer ao tipo de clientes(grupos – grandes e pequenos, casais e até famílias), e que foi buscar inspiração à natureza e aos seus 4 elementos: Água, Fogo, Mar e Terra.
No meio das várias peças de design e mobiliário moderno, brilham os azulejos da Viúva Lamego, e a instalação artística de Gonçalo Ghira.
Num restaurante inspirado no mar, os pratos de peixe são as estrelas, e nós pudemos comprovar isso no arroz de peixe e gambas, mas a carne também não é descurada e são várias as opções disponíveis, entre bifes, bitoques, picanha, bochechas e costela.
Para entrada seguimos o conselho do Chefe e optámos por um tártaro de atúm com manga, manjericão, sésamo e coco (18,50 euros); e ainda uns croquetes de picanha com boloho de mostarda (que estavam muito tenros e gostosos) (7,90 euros), seguiu-se um caudoso e muito saboroso arroz de peixe e camarão, com um toque muito especial (26,50 euros), a acompanhar optámos por um rosé (escolhido pelo Chefe de Sala).
Fazem ainda parte da carta marinados, camarão, choco e polvo frito, saladas, bitoque de novilho ou de atum, prego no pão de novilho ou de atum, hambúrguer ou a pasta com cogumelos como opção vegetariana, e há ainda opções especiais para os mais pequenos.
Para sobremesa, uma combinação representativa da melhor doçaria portuguesa: Toucinho do Céu, Mousse de Chocolate e Tarte de Queijo (12,50 euros); mas Banofee e Quindim com salada de ananás eram outras opções possíveis.
Se for fim de semana, ainda pode dar um pezinho de dança ao som de um dos DJ convidados.
De realçar ainda a simpatia no atendimento dos funcionários.
Se ainda não escolheu onde passar a Passagem de Ano, este pode ser o espaço indicado para si, com vista para a Baía, pode assistir ao fogo-de-artifício e depois dar uma voltinha na roda gigante ou no carrossel.
Para esta noite a Lota vai ter um espetáculo ao vivo em tributo aos irlandeses U2, pelas 00h15, e um jantar harmonizado com vinhos criteriosamente selecionados, passando pelo branco, tinto e espumante. O menu inclui tártaro de atum rabilho, citrinos e caviar kaluga e os pastéis de porco do montado, maionese trufada e cogumelos shimeji fermentados; seguido de entrecôte bovino e lavagante “surf & turf” e, por fim, “Baba au Rhum”, sorvete de chocolate e pistachios para rematar.
A animação continua com a atuação de um DJ e abertura da pista de dança, que será acompanhado de bar aberto e ceia durante a madrugada.
O pacote da Passagem de Ano com jantar está disponível por 225 euros por pessoa, e sem jantar por 72 euros por pessoa. As reservas deverão ser feitas antecipadamente, através do email reservas@lotadaesquina.com.
A Lota da Esquina funciona às terças, das 19h00 às 22h30; de quarta a domingo, das 12h30 às 15h30 e das 19h00 às 22h30 (23h00; aos domingos só a esplanada; e o bar à sexta e sábado, das 19h00 às 02h00 (com DJ à quinta, sexta e sábado, a partir das 22h30).
Morada: Largo Mestre Henriques Anjos 182 – Edifício Lota da Esquina, 2670-411 Cascais