O Dia Internacional dos Museus celebra-se a 18 de Maio e está quase a chegar. A celebração deste ano é sob o mote “Museus no Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”, são vários os espaços museológicos que apresentam uma programação especial. O C&H deixa-lhe aqui mais algumas sugestões a descobrir.
O Museu da Marioneta anima o Dia internacional dos Museus com os Enigmas no Museu, distribuíndo aos seus visitantes um envelope cheio de enigmas por resolver. Ao longo do percurso pelo Museu, os visitantes são convidados a solucionar um conjunto de enigmas que os ajudará a conhecer melhor algumas obras em exposição. Sexta-feira, dia 18, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00. Destina-se a famílias.
Durante a tarde de sábado, 19 de Maio, acontece a Oficina no claustro Dragões refilões, das 14h00 às 17h00. Às 16h00 há a visita orientada À descoberta das marionetas, para maiores de 16 anos. Os visitantes vão fazer uma viagem que começa no Oriente, passando por diversos países com tradições associadas a esta arte, ficando a conhecer diferentes tipos de marionetas. O museu vai estar aberto até às 24h00.
No domingo, 20 de maio, é a vez da Oficina A dança do dragão, para fazer em familía. Das 10h30 às 12h30m, para 1 adulto + 1 criança com mais de 6 anos. Todas as actividades são gratuitas, apenas requerem marcação prévia.
Entrámos no ano do dragão! Para comemorá-lo vamos criar todos juntos um dragão gigante! Para a sua construção vamos utilizar materiais reutilizados e, no final, todos vão participar na sua manipulação!
O Fluviário de Mora comemora o Dia Internacional dos Museus com diversas actividades a que chamou Fluviário de Mora – Um Museu Vivo. O Fluviário realiza visitas guiadas sob o tema Damos Voz ao Rio, onde o visitante vai acompanhar o percurso de um rio desde a nascente até foz acompanhado por elementos da equipa do Fluviário. Actividade é gratuita e realiza-se entre as 10h00 e as 12h00 e das 16h00 às 17h00. Os visitantes podem realizar visitas livres entre as 12h00 e as 16h00 e das 17h00 às 19h00. Poderá ainda assistir ao filme Sob o Espelho de Água, no Auditório, um documentário sobre o Fluviário de Mora, entre as 10h00 e as 19h00.
Neste dia pode aceder às alas técnicas do Fluviário, intitulada o “Rio Subterrâneo”, para ficar a conhecer o funcionamento técnico do Fluviário de Mora, entre as 15h00 e as 16h00. Requer o pagamento de 8 euros e a marcação prévia.
No Museu de Aveiro pode assistir ao teatro Tudo o que não vem na história do museu, com base no livro de Cláudia Sattmiller, Joana, a Princesa que não queria ser Princesa. No final será oferecido um livro autografado a cada turma. Às 10h00 é a sessão para o pré-escolar e às 11h00 é a sessão para o 1º Ciclo.
Todos contam histórias da Princesa Joana. Uns dizem que ela não queria casar, outros dizem que era uma santa e outros ainda que ela não quis governar. Mas como será esta história contada só pelos rapazes? Que segredos e aventuras terão para nos revelar sobre esta princesa que até hoje dá tanto que falar?
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.