Depois do êxito da primeira edição em 2008, MANPOWER a arte está de volta à Rua Poço dos Negros, na noite de 19 de Dezembro de 2014, das 19h00 às 24h00.
Esta inciativa vai preencher espaços vazios, montras de lojas, escritórios e entradas de prédios, da Rua Poço dos Negros, com trabalhos de cerca de cinquenta artistas nacionais e estrangeiros, que juntos, promoverão o reencontro da comunidade e do bairro através do contacto com a arte. Numa só noite arte, música e performance contaminam montras de lojas, ateliers e espaços vazios ao longo da Rua Poço dos Negros.
A área de acção aumentou para cerca de 1.800 m2 de espaços visitáveis, exteriores e interiores, estabelecendo um percurso desde a Rua do Vale, por toda a Rua Poço dos Negros, terminando na Rua das Gaivotas. O objectivo central mantém-se: proporcionar o diálogo entre artistas, residentes e comunidade local, destinatários principais deste singular evento artístico e cultural.
A arquitecta Ana Francisca Amaral (PT) e o colectivo de arte internacional Cosmicmegabrain (UK) voltam a unir esforços para apresentar MANPOWER – unidade na disparidade. Seis anos passaram desde a primeira edição deste evento que pretende ser uma celebração do poder da criatividade humana. Agora, a Rua Poço dos Negros desdobra-se numa interação entre lojas de comércio tradicional e novos estúdios de arquitectura e design, companhias de teatro e um museu. Outrora sinónimo de esclavagismo, a Rua Poço dos Negros assume-se hoje como um emergente núcleo de actividade criativa de Lisboa. São disso exemplo as novas parcerias de onde destacamos o DNA – Rua das Gaivotas, o Rés do Chão e o Atelier-Museu Júlio Pomar.
A organização conta receber cerca de 4.880 visitantes, que circularão pelos 30 espaços comerciais, 13 espaços culturais, para ver as 50 intervenções site-specific de pintura, fotografia, ilustração, escultura, instalação, performance, música e vídeo, entre as 19h00 às 24h00, neste festival de entrada e circulação livre.
MANPOWER’14 é financiado pelo programa BIP/ZIP da C.M.L. e organizado em parceria com: Poço de Ideias, DNA – Rua das Gaivotas, Cão Solteiro, Teatro Praga, Rés do Chão, Atelier-Museu Júlio Pomar, Atelier REAL, Oficina Colectiva e Junta de Freguesia da Misericórdia.
Pode ver aqui o programa completo.
Texto de Susana Sena Lopes