O MIMO Festival Amarante anunciou novos nomes: os chilenos Newen Afrobeat, que convidam o nigeriano Dele Sosimi; e o icónico grupo vencedor do Grammy Latino A Cor do Som, que traz Carminho, como convidada especial.
Estes dois nomes juntam-se a Leyla McCalla (dia 20) e Arnaldo Antunes & Vitor Araújo (dia 21); Marcelo D2 (dia 19), Fatoumata Diawara (dia 20), Dino D´Santiago (dia 21) e Femi Kuti & The Positive Force (dia 21).
NEWEN AFROBEAT convida DELE SOSIMI (Chile e Nigéria) – O super coletivo chileno foi criado em 2009 pelo cantor e compositor Nicholás Urbina e é a banda pioneira e mais respeitada do afrobeat da América Latina. Com presença frequente nos principais festivais do mundo, conquistou também espaço nas cenas de world music, jazz e música afro-latina, ao longo do tempo.
Celebra, agora, os 15 anos com o quinto álbum, Grietas, que avança para uma renovação de sonoridade e procura inserir novos ingredientes ao género convencional criado por Fela Kuti, convidando para participações grandes artistas de origens, estilos e perspetivas culturais distintos para o novo álbum, como o brasileiro Chico César, a consagrada jovem colombiana Lido Pimienta e o nigeriano Dele Sosimi – que atuou como teclista de Fela Kuti no mítico Egypt 80 e que foi um dos fundadores da banda The Positive Force – e que será o convidado especial da banda no espetáculo no MIMO Amarante 2024.
A COR DO SOM convida CARMINHO (Brasil e Portugal) – Com mais de quatro décadas de carreira, o grupo vencedor do Grammy Latino 2021 na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa.
São sucessos desta banda temas como: Menino Deus, Abri a Porta, Palco, Zanzibar, Beleza Pura e Semente do Amor, incluídos em bandas sonoras de novelas da TV Globo. O álbum comemorativo dos 40 anos de carreira ilustra bem as credenciais deste super grupo e contou com participações dos artistas Caetano Veloso, Daniela Mercury, Moraes Moreira, Gilberto Gil, Roupa Nova, 14 Bis, Lulu Santos, Natiruts, Djavan, Paulinho Moska, Samuel Rosa e Flávio Venturini.
Já CARMINHO traz Portuguesa, o seu sexto disco, com 14 composições, várias com letra e música sua, entre outros autores.
LEYLA MCCALLA: Nascida em Nova York, Leyla McCalla é uma cantora, compositora e multi-instrumentista notável, influenciada pela música crioula, jazz e folk. Com o violoncelo como o seu instrumento principal, Leyla também toca banjo tenor e guitarra, destacando-se por sua voz profunda e comovente. No seu quinto álbum de estúdio, Sun without the heat, ela equilibra peso e leveza, incorporando melodias e ritmos de diversas formas de música afro-diaspórica.
ARNALDO ANTUNES & VITOR ARAÚJO: Arnaldo Antunes, renomado músico, poeta, compositor e artista visual brasileiro, apresenta, em parceria com Vitor Araújo, o repertório do álbum Lágrimas no Mar. Com influências concretistas e pós-modernas, Arnaldo Antunes é conhecido por conectar-se com artistas de diferentes gêneros e gerações. Em formato voz e piano, o concerto promete uma experiência intimista, onde a música se mistura com poemas entoados e projeções multimédia. A parceria entre Arnaldo Antunes e Vitor Araújo resulta e num espetáculo marcado pelo virtuosismo e pela emoção.
O MIMO Festival Amarante destaca-se pela sua entrada gratuita e é considerado um dos maiores festivais de música gratuitos de Portugal. As apresentações e outras propostas artísticas vão decorrer nos dias 19, 20 e 21 de julho, ocupando diversos pontos da cidade.
19 de Julho | 20 de Julho | 21 de Julho |
Marcelo D2 E Um Punhado de Bamba – Brasil Leyla McCalla – EUA Newen Afrobeat convida Dele Sosimi (Chile e Nigéria)A Cor do Som convida CARMINHO (Brasil – Portugal) |
Fatoumata Diawara – Mali Leyla Mccalla – USA |
Dino D’santiago – Portugal Femi Kuti & The Positive Force – Nigéria Arnaldo Antunes & Vitor Araújo – Brasil |