O MIMO Festival está de volta ao Norte de Portugal, de 23 a 25 de setembro para mais uma edição, mas desta vez numa nova localização. O festival, de origem brasileira, muda-se de Amarante para a Invicta.
O evento, totalmente gratuito, conta com mais de 20 concertos, 11 DJ Sets, oito workshops, oficinas e residências, bem como atividades de arte, performance e tecnologia dedicadas à Amazónia e ainda a habitual Chuva de Poesia, este ano na Livraria Lello.
O MIMO Festival irá “ocupar” vários espaços do Centro Histórico da cidade, como o Largo Amor de Perdição, o Jardim da Cordoaria, a Reitoria da Universidade do Porto, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o Jardim das Virtudes, Palácio de Cristal e as Igrejas do Carmo, dos Carmelitas Descalços, de São José das Taipas, de Nossa Senhora da Vitória e de São Bento da Vitória.
Na animação musical, destaque para os Emicida, nome mais importante do hip hop brasileiro da atualidade; o compositor e intérprete Chico César que lançará o seu 10º álbum: Vestido de Amor; a cantora e compositora franco-nigeriana Asa (Asha); o multi-instrumentista congolês Ray Lema; da Argélia e Tunísia, o DuOuD; de cabo-verde Mário Lúcio & Os Kriols e ainda o DJ inglês, Don Letts.
Nota ainda para a pianista clássica ucraniana Valentina Lisitsa, o tocador de cítara indiano Nishat Khan, o produtor e DJ Branko, Pedro Burmester & Quarteto de Cordas de Matosinhos, o guitarrista vimaranense Manuel de Oliveira e Maria João & Mário Laginha.
A Reitoria da Universidade do Porto acolhe, no âmbito da exposição Mulheres Que Fazem Barulho – Cenas do Rock Português I, um concerto com Ana Deus, Lena D’água, Anabela Duarte, Sandra Baptista, Mitó Mendes, Carolina Brandão e Marta Abreu. Orquestra Voadora, Gileno Santana, Chiara Santoro e Plínio Fernandes marcam também presença no MIMO Festival.
O Jardim das Virtudes foi o espaço escolhido para receber grandes nomes ligados à cena sound system. Diversos espaços da Universidade do Porto, como a Galeria da Biodiversidade, o Museu de História Natural e da Ciência e a Reitoria, acolherão a Casa Comum Amazónia, um projeto multicultural e multimédia, com uma série de atividades dedicadas à Amazónia brasileira.
Outra das particularidades do MIMO Festival são os workshops, masterclasses e palestras a realizar pelos cabeças-de-cartaz do festival.
A programação completa do MIMO Porto pode ser consultada aqui.
A entrada é livre em todos os eventos.