Joyeuse Entrée – A Vista De Lisboa do Castelo de Weilburg é o nome da obra que o Museu Nacional de Arte Antiga apresenta ao público, na Sala do Tecto Pintado, até 14 fevereiro de 2016.
A obra foi localizada em 2008 no Castelo de Weilburg, na Alemanha, e é considerada pelos especialistas uma importante novidade para o estudo iconográfico de Lisboa do século XVII.
A pintura, um óleo sobre tela, de autor desconhecido, conta a história da preparação da viagem de D. Filipe II, que está cheia de indecisões, recuos e de adiamentos, podendo se ver no quadro a data de 1613 – ano em que estva prevista inicialmente a vinda do rei, mas que só que teve a sua concretização no dia 29 junho de 1619, com a entrada do rei em Lisboa.
Joyeuse Entrée – A Vista De Lisboa do Castelo é um óleo sobre tela, datado do primeiro quartel do século XVII, de autor desconhecido, que pode ser vista de terça a domingo, das 10h00 às 18h00. O bilhete para ver a obra é o bilhete normal do museu e custa 6 euros, podendo ser adquirido na bilheteira do MNAA.
Texto de Elsa Furtado