MSC Word Europa – Um Gigante Dos Mares A Apostar Na Sustentabilidade

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

MSC World Europa
MSC World Europa

Estivemos uma semana a bordo do MSC World Europa, no Golfo Pérsico. Com um design inovador, é movido a gás natural liquefeito (GNL), um combustível menos poluente. Saiba do que pode desfrutar a bordo deste navio de cruzeiros, que tem mais de 40 mil metros quadrados e pode receber até 6762 passageiros e 2138 tripulantes.

Ao chegar ao porto do Dubai ficamos com uma ideia da dimensão do navio em que vamos entrar, por comparação com outro, da mesma frota, ancorado ao lado. Parece que admiramos a mãe com o filho, de tal forma é a discrepância de tamanhos.

Inaugurado no final de 2022, o MSC World Europa é um dos maiores navios de cruzeiro do mundo. Tem disponibilizado programas no Golfo Pérsico e a 25 de março inicia a travessia para o Mediterrâneo, onde estará a operar durante o resto do ano. Irá disponibilizar cruzeiros com paragem em portos de Itália, Malta, Espanha e França.

Qual a sensação de fazer férias a bordo do MSC World Europa?

Semelhante a viajar num arranha-céus com toda a cidade à volta. Alia-se o conforto de abrir a mala no primeiro dia e só a ter de voltar a fazer no último, à possibilidade de visitar diferentes cidades durante todo o programa e ainda usufruir de um elegante hotel com um conjunto de boas infraestruturas de apoio: alimentação, entretenimento e animação de forma ininterrupta ao longo de toda a viagem.

É verdade que desafiamos o nosso sentido de orientação nas primeiras horas a bordo. Socorremo-nos dos múltiplos painéis à procura de indicações, que nos ajudam também a conhecer a diversidade de espaços, distribuídos pelos 22 decks.

Restauração

O MSC World Europa disponibiliza diferentes espaços de restauração. Há três zonas de buffet que asseguram refeições num horário alargado, além de restaurantes principais onde é servido o jantar. Há ainda restaurantes de especialidade, como um restaurante de peixe e marisco, uma cantina mexicana, um restaurante de sushi, uma steak-house e um restaurante de gastronomia escandinava, que poderão funcionar como alternativa.

Não é difícil encontrar um bar onde beber um copo, uma vez que há 20. Destacamos o Coffee Emporium, um espaço dedicado ao café, onde vai encontrar uma grande variedade de lotes, assim como formas de preparar. A Rajo Polo Tea House disponibiliza um serviço equivalente, mas aplicado aos chás. A bordo encontra também o popular Masters of The Sea, uma cervejaria que produz as suas próprias variedades artesanais. Pilsner, bitter e wheat beer são as variedades exclusivas, produzidas a bordo, que vai poder provar. Encontra ainda um espaço onde pode explorar cocktails à base de bebidas espirituosas: Elixir – Mixology Bar, um The Gin Project e um Fizz Champagne Bar, entre outros.

O que pode fazer a bordo?

Se a ideia é relaxar, há muito por onde, uma vez que, durante o dia, os decks se encontram preenchidos com espreguiçadeiras, cadeiras, sofás, colchões, camas suspensas, tudo o que possa imaginar para estender os ossos. Há zonas com animação, como a piscina central (La Plage), a partir das 10h00 e zonas mais tranquilas. No 18º andar e adjacente à piscina principal há uma interior, com um teto deslizante rodeada de pequenos jacuzzis, com vista para o exterior. A nossa preferência recaia na Zen Pool com uma vista fantástica para a ré do navio. No total há 7 piscinas e 13 jacuzzis.

Uma das tecnologias que a MSC tem desenvolvido e que aplicou neste navio é a dessalinização da agua do mar, para ser utilizada a bordo e o seu tratamento, antes de ser devolvida à natureza. Procurando também a minimização do impacto no mundo marítimo foi ainda desenvolvido um sistema de hélices para reduzir o ruído subaquático.

Uma das laterais do navio tem um parque aquático que inclui uma zona para crianças pequenas ou bebés: uma espécie de parque infantil dentro de água. Os mais aventureiros, sobem dois lances de escadas e neste Aurora Borealis Aquapark podem descer por: um escorrega com boias (pode ainda complementar a descida com duas viagens de realidade virtual), um de drop (o chão abre-se debaixo dos pés) e dois individuais, de percurso similar, que permitem fazer corridas a dois, com percurso cronometrado.

O difícil neste cruzeiro, poderá ser conseguir usufruir de todos os espaços de lazer. É que junto ao The Box Bar há um espaço multiusos – o Sportplex –  a piscar o olho aos adolescentes: dependendo do horário pode ser campo de futebol, basquetebol, pista de carrinhos de choque, ringue de patinagem e depois do sol descer disco-roller.

Há ainda um cinema 5D, um casino. Um ginásio e um Aurea Spa, com um vasto cardápio de serviços disponíveis.

Uma zona comum no interior disponibiliza um conjunto de lojas com o essencial e boutiques de luxo, com promoções a determinados dias da semana. Neste espaço interior aberto, entre o sexto e o oitavo piso e é onde se encontram alguns dos restaurantes mais exclusivos. O teto deste espaço é um ecrã gigante de leds, com projeções de grande qualidade. Tanto podemos observar o fundo do mar, como estrelas na galáxia.

Alojamento

Há 17 tipos de alojamento diferentes, desde o simples camarote interior, à suite com varanda e jacuzzi privado. No total são 2626 cabines.

Com uma construção inovadora, em formato de Y, este navio disponibiliza mais camarotes com vista exterior do que é habitual. A novidade aqui é uma “avenida” exterior, no centro do navio, a Promenade.

Há uma peça a decorar este espaço, que se destaca: um escorrega gigante, o Venom, onde os mais aventureiros podem descer 11 níveis. A entrada faz-se pelo 21º deck, pela boca de uma cobra e o percurso em espiral é feito dentro de um tapete, com zonas acrílicas a permitir uma visão do exterior. À noite, a iluminação deste espaço dá-lhe novas configurações.

Yacht Club

Dentro no navio, há uma categoria que disponibiliza privacidade e exclusividade, a quem pretenda fazer um upgrade. As zonas encontram-se devidamente identificadas como “Yacht Club” e incluem não só alojamento, como serviço de mordomo 24 horas, além de espaços de lazer dedicados. Os viajantes podem usufruir de uma experiencia privilegiada.

Espetáculos

O conjunto de atividades é vasto e o programa é disponibilizado todos os dias, num folheto, entregue no camarote. Outra forma de ter esta informação sempre à mão é através da app MSC for Me.

Há um programa variado e de elevada qualidade de espetáculos a que pode assistir todas as noites. Encontram-se distribuído por três auditórios: World Theatre, Panorama Loungee Luna Park Arena. Estão em cena, por norma, em duas sessões diárias, não mais do que dois dias consecutivos. Isto permite que o público vá optando por estilos e gostos nos horários do seu interesse. O acesso a estes espetáculos carece de reserva prévia que pode ser feita através dos painéis interativos disponíveis nas zonas comuns do navio ou na app.

Assistimos a espetáculos de rock, musicais, ópera, ilusionismo, circo, danças latinas, disco, entre outros.  O nível de talento é elevado, o guarda-roupa digno de mérito e a cenografia irrepreensível. Pela noite fora há festas, animação em modo discoteca, música ao vivo ou karaoke, para disfrutar nos diferentes bares e lounges.

Pode-se ter a ideia que seis mil pessoas a bordo gera caos nas entradas e saídas nos portos. A verdade é que tudo está pensado de forma a fazer fluir as entradas e saídas de acordo com a afluência. Nunca tivemos de esperar em filas e o serviço de atendimento ao cliente foi sempre excecional. Apesar das tarefas rotineiras todos os funcionários tinham um gesto de simpatia com as pessoas que viajavam no MSC World Europa.
O mesmo sucedeu na gestão de elevadores ou acesso à restauração. Está bem pensada e estruturada, a forma como as pessoas circulam a bordo. O espaço é amplo, promovendo soluções adequadas a quem prefere a tranquilidade.

Todos os programas do MSC World Europa podem ser consultados aqui.
Leia a reportagem do cruzeiro MSC Word Europa no Golfo Pérsico aqui.

* O CH Magazine agradece o apoio da MSC Cruzeiros Portugal para a realização desta reportagem.

Artigo anteriorRR Celebra 85 Anos De Vida Com Concerto Especial Pela Orquestra Filarmónica De Viena
Próximo artigoFundação Inatel Assinala Dia Mundial Da Poesia Com Homenagem A Florbela Espanca

Leave a Reply