Nesta mostra, o Museu Rafael Bordalo Pinheiro apresenta ao público 26 peças de cerâmica, reunidas pela primeira vez sob a temática da dedicatória, e que representam apenas uma pequena parte de um número vasto de peças, que o artista ofereceu ao longo da sua “aventura cerâmica”.
Executadas entre 1883 e 1905, principalmente na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, estas peças estão hoje integradas em diversas colecções públicas e particulares, em Portugal e no estrangeiro.
Muitas das quais só são conhecidas através de notícias, ignorando-se o seu paradeiro actual, razão pela qual são aqui apresentadas através de imagens.
A exposição tem como objectivo “divulgar e incentivar um trabalho de recolha sistemática das peças que Rafael Bordalo Pinheiro dedicou e através delas conhecer um pouco dos que com ele se cruzaram no seu percurso de vida e de trabalho”, afirmam os responsáveis da mostra em comunicado.
Bordalo Pinheiro – Cerâmica dedicada tem entrada gratuita, e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10hoo às 18h00.
Por Cristina Alves