Concebida em torno do denominado Álbum Weale, que é composto na sua maioria por desenhos que se apresentam pela primeira vez em Portugal e no mundo, a exposição constrói-se em torno da ideia-chave que é a viagem entre Roma e Lisboa no reinado de D. João V.
Constituído por 160 folhas, o álbum é um minucioso registo, escrito e desenhado – concretizado por iniciativa de Manuel Pereira de Sampaio (1691-1750), o último embaixador de D. João V em Roma –, das encomendas de obras de arte italianas destinadas a Lisboa (designadamente à Patriarcal e à capela de S. João Baptista da igreja de S. Roque).
O volume, após vicissitudes várias – que o fizeram viajar de Lisboa para o Rio de Janeiro (com a família real, em 1807), rumando depois a Londres e finalmente a Paris – faz parte atualmente dos fundos da Biblioteca da École Nationale Supérieure des Beaux-arts de Paris, tendo sido alvo de uma intervenção de conservação e restauro, a qual possibilitou o destacamento momentâneo dos desenhos e a sua exibição no nosso país.
A exposição pode ser vista à segunda feira das 14h00 às 19h00; às terças, quartas, sextas, sábados e domingos das 10h00 às 19h00; e às quintas das 10h00 às 20h00. Os bilhetes podem ser adquiridos no local e custam 2,50 euros o geral, e aos domingos a entrada é gratuita até às 14h00.
Texto de Teresa Leal
Foto SCML