Museu De Serralves Baptiza Nova Ala De Álvaro Siza

A nova ala da Fundação de Serralves foi ontem inaugurada (17 de outubro), e é uma homenagem ao Arquitecto Álvaro Siza Vieira.

Este edifício destaca a relação próxima entre Serralves e o arquiteto, que dura há mais de três décadas, com muitos projetos realizados em estreita colaboração. Em 2015, Álvaro Siza doou a Serralves uma parte importante do seu arquivo.

A Fundação de Serralves, «profundamente agradecida por este percurso conjunto», decidiu nomear este novo edifício como Ala Álvaro Siza.

Integrada na paisagem do Parque, a nova ALA ÁLVARO SIZA é um edifício que representa a expressão do crescimento natural ao mesmo tempo, celebrando a influência global da obra de Siza e consolidando Serralves como o lugar que reúne a mais importante coleção de edifícios da autoria do brilhante arquiteto.

 

Assim, neste novo edifício serão apresentadas exposições dedicadas à Coleção de Serralves – que estará assim exposta em permanência –, e à Arquitetura, um dos eixos estratégicos da missão de Serralves.

 

A Ala Álvaro Siza é constituída por três pisos (um piso de arquivos e dois pisos de exposição), e vem acrescentar 44% de área expositiva e 75% da área de reservas. Esta ampliação permitirá, por um lado, a captação de novas doações e depósitos e a valorização contínua da Coleção de Serralves, e por outro, a apresentação de uma narrativa inédita sobre a arquitetura e a arte contemporânea portuguesa, relacionando-a com artistas e movimentos internacionais que a contextualizam e com ela dialogam.

A nova ala do Museu de Arte Contemporânea abrirá ao público no início de 2024 com duas grandes exposições – uma dedicada à Coleção de Serralves e outra dedicada à obra de Álvaro Siza.»

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorTiago Bettencourt Apresenta Fim De Festa Nos Coliseus
Próximo artigoHá Música Ao Fundo Do Túnel No Porto E Em Lisboa

Leave a Reply