Museu do Oriente apresenta mostra Dry Season Wind – Jarracharra, patente ao público a partir de 26 de janeiro.
A exposição apresenta 52 obras de arte têxtil produzida por mulheres indígenas da região de Maningrida, no oeste de Arnhem Land, Austrália.
Dry Season Wind – Jarracharra é uma iniciativa do Bábbarra Women’s Centre, um refúgio para mulheres indígenas, vocacionado para o seu empoderamento e independência económica, promovendo a sustentabilidade humana e ambiental no seio destas comunidades, que se situa em Maningrida, na costa do Mar de Arafura, a cerca de 500 km a leste de Darwin.
Da autoria de 20 artistas, a mostra reúne 52 obras de arte têxtil estampadas à mão. Simples mas vibrantes, os designs inspiram-se na própria terra de onde as artistas são oriundas: rochas sagradas, espíritos femininos da água, tartarugas, caranguejos da lama, alimentos do mato, locais de recolha de alimentos e cerimónias. A estes motivos juntam-se narrativas de djang, histórias ancestrais de criação que promovem a preservação da terra e do estilo de vida para as gerações futuras, representando uma nova visão da arte indígena australiana.
A exposição resulta de uma colaboração entre a Fundação Oriente e a Embaixada da Austrália em Portugal.
A mostra vai poder ser vista de 26 de janeiro a 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00; e sexta-feira, das 10h00 às 20h00.
Os bilhetes custam 8 euros e podem ser adquiridos no local.