O Museu do Oriente celebra até 11 de fevereiro a chegada do Novo Ano Lunar, que este ano se assinala a 10 de fevereiro, sob o signo do dragão. A programação inclui visitas e oficinas para todas as idades.
Símbolo de nobreza, honra e prosperidade, muito adorado na China e no Japão, o Dragão é o quinto animal do zodíaco chinês.
Para o celebrar o Museu preparou para o público adulto, oficinas para revitalizar energias e cozinhar receitas típicas. No dia 2 de fevereiro tem lugar a oficina de Feng Shui para 2024 – Ano do Dragão. Nesta sessão, os participantes irão criar um mapa de energia de casa ou do escritório, para consultar e aplicar ao longo de todo o ano, activando bons fluxos e reorganizando o espaço.
No dia 3 de fevereiro vai-se aprender a cozinhar dumplings chineses, tradicionalmente consumidos em ocasiões festivas. Com um formato que lembra lingotes, simbolizam riqueza e prosperidade sendo, por isso, iguaria imprescindível na mesa de Ano Novo. Os participantes vão confeccionar esta iguaria numa oficina, que culmina numa refeição partilhada.
No dia 9 de fevereiro, tem lugar a visita orientada Novo Ano Lunar, que convida a percorrer as colecções do Museu ao encontro das tradições que marcam esta grande festividade: rituais de purificação, decorações auspiciosas e muito mais. Esta será a ocasião ideal para encontrar os numerosos dragões representados nas peças em exposição, a começar pelo exemplar que decora a entrada do Museu.
O museu está aberto ao público de terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00; e sexta-feira, das 10h00 às 20h00 (entrada gratuita das 18h00 às 20h00). Os bilhetes custam 8 euros e podem ser adquiridos no local. Sábado, 10 de fevereiro, a entrada é gratuita.
Veja a programação completa aqui.