O Museu do Oriente organiza no dia 25 de março, dois workshops de “Embalagens em tecido para o dia-a-dia, Furoshiki e Origami Pop-up, duas artes tradicionais japonesas para aprender.
O furoshiki é uma prática ancestral que remonta ao período Edo da história do Japão, e parte de uma base simples, um quadrado de tecido, ao qual se aplicam nós e dobras para criar embalagens com os mais diversos fins e formatos: transportar ou guardar garrafas, livros, uma caixa ou uma mala. Pode substituir sacos de plástico ou papel e outros materiais de transporte ou embalagem, numa prática amiga do ambiente e económica.
No workshop Origami Pop-up, o desafio é aprender técnicas de dobragem e recorte para criar modelos tridimensionais.
O origami teve início nos anos 80, pela mão de Masahiro Chatani, que recorrendo a técnicas japonesas, iniciou a prática do origami arquitectónico construindo cartões de Boas Festas com imagens em três dimensões, únicos pelos seus efeitos de luz e sombra. Esta prática era também um desenvolvimento sofisticado dos clássicos pop-ups ocidentais, tão populares em cartões como nos livros ilustrados.
Além da construção de modelos representativos, este workshop dá a conhecer os costumes e tradições nipónicas associados a estes singulares cartões.
Os workshops destinam-se ao público adulto e realizam-se entre as 15h00 e as 17h00, com um preço de 20 euros cada um.
Texto de Susana Sena Lopes