Memórias de Uma Oficina Esquecida- Uma Intervenção Arqueológica No Largo Das Olarias é o nome da exposição atualmente patente ao público no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa.
A exposição apresenta o espólio arqueológico recolhido no que outrora constituíram, no final do século XVI e início do século XVII, os restos de um importante contexto de produção cerâmica que integrava quatro fornos, no Largo das Olarias.
As peças foram encontradas no interior dos fornos, resultantes de um acidente com uma fornada, constituindo um dos mais importantes achados recentes para a compreensão dos procedimentos associados à manufatura de peças de barro e faiança, para este período.
Esta exposição integra-se nas atividades do Mês do Azulejo, uma iniciativa conjunta do Museu Nacional do Azulejo (MNAz), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e do ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, que promove uma série de ações de reflexão acerca da tradição do Azulejo em Portugal.
A mostra pode ser vista até 27 de janeiro de 2019, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, e os bilhetes podem ser adquiridos localmente.