Natal 2024: As Nossas Sugestões Para A Mesa

O Natal está a chegar e é preciso preparar tudo para a noite da Consoada e para o almoço de Natal, em família ou com amigos, para muitos ou poucos, a comida é um dos elementos mais importantes da quadra. O CH deixa-lhe aqui algumas sugestões para a sua mesma.

Começamos com uma sugestão de entrada: Pica-Pau de Camarão, com Camarão Pescanova. Seguimos a receita do Chefe Miguel Mesquita e usamos camarão congelado de calibre grande (40/60), que vem em embalagens congeladas de 200g, e juntamos alguns ingredientes como alho, pimentos amarelo e vermelho, e salsa.

Estrela da mesa nesta noite, na maior parte das casas portuguesas é certamente o Bacalhau. Seguindo a receita do Chefe Miguel Mesquita e de Lourenço Ortigão – Mil Lascas de Bacalhau, usámos os Lombos de Bacalhau da Pescanova, proveniente das águas da Noruega e da Islândia, com um baixo teor de gordura, e fonte natural de ómega-3.
Os lombos vêm em embalagens de 400, após serem salgados durante mais de 60 dias e, posteriormente, cortados e demolhados pelo processo tradicional para adquirirem a textura e o sabor ideais. São embalados a vácuo, sem adição de água de vidragem para não criar gelo e conservar todo o sabor e propriedades nutritivas.

Depois do Rei da Consoada chega a Rainha do Natal, com o selo de qualidade da marca Celeste e fabricados de forma tradicional, os doces não podem faltar nesta quadra. No centro está o Bolo Rainha, ou o Bolo Rei (consoante os gostos ou se preferir um Bolo Rei Alagado, com frutas confitadas, de castanhas, chocolate ou chila).

Acompanham o Bolo outras iguarias como um Pão de Ló Tradicional (fofinho, amarelinho e muito saboros), para os mais gulosos é possível optar pela versão de chocolate, cremoso de limão e húmido; ou o incontornável Tronco de Natal (seja de chocolate, creme de ovo, baunilha ou Tiramisú).

Estes produtos têm a garantia do Grupo Celeste, existente há mais de 55 anos, e com três fábricas no Norte de Portugal ( Guimarães, Vizela e Ermesinde,) e lojas em Porto, Braga, Fafe, Guimarães, Vila Nova de Famalicão Vizela, e ainda no Luxemburgo (Esch-sur-Alzette).

E terminamos as nossas sugestões com vinho. Com o selo da Sogrape, destacamos um Mateus Rosé, e um Mateus Rosé Espumante, para acompanhar o jantar na noite de 24 ou o almoço de dia 25.

Para fazer companhia ao bacalhau, um Mateus Rosé Original, um vinho de cor rosa, equilibrado e tentador, produzido a partir das castas Baga, Rufete, Tinta Barroca e Touriga Franca, com 11% de álcool. Recomendado servir a servir a 6ºC a 8ºC.

Para quem preferir um vinho mais especial, um Mateus Sparkling Brut Rosé, um vinho espumante bruto, de cor rosé, produzido a partir das castas Baga e Shiraz. Com um cor pálida de pétalas de rosas, com leves nuances de salmão e bolhas finas, com notas florais, e aromas a maçã, pêra e framboesa entre notas subtis de pão torrado com uma fresca e viva acidez, propiciando um final aromático e delicado, com 11,5% de álcool. Recomendado servir a servir a 6ºC a 8ºC.

Para terminar, um vinho tinto alentejano, para as refeições de dia 25. Trinca Bolotas Tinto é produzido com uvas das castas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, e Aragonez, da Herdade do Peso, de cor rubi intensa, aroma a fruta viva vermelha com um lado floral dado pela Touriga Nacional, em boca é muito equilibrado, com taninos muito suaves e acidez refrescante que lhe dá prolongamento em boca, com 14% de álcool. Recomendado servir a servir a 16ºC a 18ºC.

Bom proveito e Boas Festas!

Autor:Por CH Magazine
Artigo anteriorImpossível: Luís De Matos E Um Espetáculo Que Deixa Lisboa De Boca Aberta
Próximo artigoParedes De Coura Já Revelou Primeiras Confirmações

Leave a Reply