Novidades da Carta de Inverno na Oficina do Duque

oficina_08Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

A ementa da Oficina do Duque sofreu alguns ajustamentos indo ao encontro das necessidades da estação. A área de petiscos e refeições ligeiras mantem-se, por exigência dos clientes fieis, mas houve um reforço dos pratos de peixe e carne. O chefe Rui Rebelo continua a trabalhar produtos tradicionais portugueses, agora com a preocupação de aconchegar estômagos nas noites frias de inverno.

Continuam a trabalhar com produtos sazonais, mas as necessidades são outras, fazendo com que se abram as portas a sugestões como o Pernil de Porco Confitado com Puré de Abóbora e Pevides, Bochecha de Vaca com Manja de Aipo e Ginja ou Mão de Vaca Estufada com Grão frito e Puré de Cenoura. A promessa é de ir melhorando a cada dia que passa. “A ementa é simples, as pessoas escolhem a base, por exemplo, o polvo, o pernil de porco ou o arroz de pimentos assados, que são algumas das propostas que testei e apresento, mas à medida que os vou fazendo, sei que vou melhorando e fazendo os pratos de forma cada vez mais elaborada e composta. É uma ementa evolutiva. Procuro sempre potenciar o produto” explica-nos Rui Rebelo, deixando-nos a ideia de que de monotonia, nunca as panelas daquela cozinha hão de padecer .

Nas entradas, e mantendo o princípio de serem para partilhar, as novidades são o Polvo Cozido com Esmagada de Batata a Murro e Aneto, Legumes Assados com Lascas de Queijo da Ilha e a Perna de Frango Marinada em Louro e Limão, para além da já referida Mão de Vaca com Grão. Nos pratos principais para além da Bochecha de Vaca e do Pernil de Porco, o chefe propõe a partir deste mês Canelone de Frango Assado em Pasta Fresca, Camarão Grelhado com Arroz de Pimentos Assados e o Pampo com Creme de Cebola e Azeitona Desidratada. A opção vegetariana também teve reforço com a Quinoa com Cogumelos e Legumes Salteados e a Salada de Tomates Assados com Queijo Amanteigado. Nas sobremesas entram o Pudim de Ovos com Espuma de Limão e um Pão de Ló em Mel e Banana Caramelizada. Os clientes habituais continuam a encontrar na ementa desta casa o Rabo de Boi, o Borrego, o Sarrajão e o Bitoque. “Nós fizemos uma espécie de sondagem junto de quem frequenta esta casa com regularidade e chegámos à conclusão que havia muitos pratos que não podíamos retirar” admite o chefe, a quem a ideia de inovar e dar azo à criatividade gastronómica faz brilhar os olhos. Às quintas-feiras tem permissão para enveredar por outras propostas, com a sugestão do “5 às quintas”. Mediante reserva prévia, os clientes podem, por 17 euros,  jantar na Oficina do Duque com direito a 5 pratos que incluem peixe, carne, sobremesa, pão e paté acompanhados de 2 copos de vinho tinto ou branco. A surpresa é total, ficando a escolha a cargo do chefe, que promete inovar (ainda mais) seguindo a linha da ementa.

A Oficina do Duque fica na Calçada do Duque nº 43, em Lisboa. Abre de segunda-feira a sábado, das 18h00 às 23h00.

Artigo anterioreasyJet oferece 10 mil lugares a preço promocional
Próximo artigoEsta Vida é Uma Cantiga de volta ao Coliseu

Leave a Reply