Esta versão é trazida até nós pela Usmanov Classical Russian Ballet, fundada em 2004 por Hassan Usmanov, e combina harmoniosamente bailado clássico com patinagem artística em gelo artificial.
O Lago dos Cisnes é um bailado em dois atos e quatro cenas, da autoria de Piotr Tchaikovsky, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, continua a ser dos mais belos e mágicos dos bailados clássicos, encantando gerações, século após século, desde a sua estreia a 20 de Fevereiro de 1877, no Teatro Bolshoi em Moscovo.
A estória narra a demanda de um príncipe que procura a mulher ideal e vê na figura do cisne a suavidade e o encanto feminino, que o deixam loucamente apaixonado. Mas, na verdade, o cisne é a transfiguração de uma bela princesa encantada. Inspirado numa antiga lenda alemã, em que o mundo real se cruza com um mundo mágico e místico.
O Lago dos Cisnes é uma produção da UAU, tem a duração de 1h20, e pode ser visto às 21h00, no dia 19, e às 11h00 e às 15h00, no dia 20 de dezembro. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais e custam entre 10 e 30 euros.
Texto de Ana Rita Santos