Uma comédia vertiginosa, na qual se mergulha de cabeça, logo nos primeiros minutos. O Regresso de Ricardo III no Comboio Das 9h24 joga, de forma hábil, com as possíveis configurações de relações entre pessoas, personagens e os atores que os encarnam.
O Regresso de Ricardo III no Comboio Das 9h24 estreou esta quinta-feira, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
O texto é de Gilles Dyrek e a peça foi nomeada para os prémios franceses Molière 2023 na categoria de melhor comédia.
A versão portuguesa conta com encenação de Ricardo Neves-Neves e um elenco composto por Adriano Luz, Ana Nave, Jessica Athayde, Miguel Thiré, Raquel Tillo, Rui Melo, Samuel Alves e Susana Blazer.
O Enredo
Pedro Henrique, o patriarca da família sofre de uma doença incurável que o coloca à beira da morte a qualquer momento. No entanto, essa não é a única complicação na sua vida. Parece que esteve em constante conflito com todos à sua volta, especialmente com os membros da sua própria família.
Decide então reunir a mulher, os filhos, a nora e a cunhada durante uma semana, na sua casa de campo. Junta-se-lhes ainda o seu melhor amigo, Assim, todos podem resolver os seus conflitos para que Pedro Henrique possa partir em paz, tanto consigo mesmo como com os que lhe são mais próximos.
O que rapidamente percebemos, nesta espécie de Última Ceia, é que nem tudo é o que parece. À medida que a peça avança, a verdade subjacente é revelada. Os atores em palco complementam-se e dão-nos uma ideia dos seus estereótipos, desde a atriz mais conservadora, à luta de egos exacerbados.
O título da peça, uma homenagem a Shakespeare, é um indicativo claro disso, já que envolve três atores que desempenham o papel de “filho problema” de Pedro Henrique.
Uma ideia original, que mergulha fundo nas complexas relações humanas e que vai render boas gargalhadas!
Onde Ver?
O Regresso de Ricardo III no Comboio Das 9h24 pode ser vista no Teatro Maria Matos, em Lisboa, até ao dia 30 de dezembro.
Há sessões de quinta-feira a sábado às 21h00 e aos domingos às 17h00. Os bilhetes custam entre 18 e 20 euros, e podem ser adquiridos no local e online.