Óbidos recebe a partir de 11 de julho, mais uma edição do Mercado Medieval. A decorrer até 4 de agosto, o evento é este ano subordinado ao tema Da Conquista (1148) ao Foral (1195).
Nas ruas da vila será reconstituído o séc. XII, últimos cem anos da permanência muçulmana, também eles marcados pela conquista cristã e pela atribuição do foral de D. Sancho I.
Óbidos regressará assim à Idade Média em 16 dias de festa à qual não faltarão bobos, cuspidores de fogo, dançarinos, músicos e jograis.
Quem quiser entrar a sério no espírito da época terá ao dispor trajes medievais para aluguer e poderá desfrutar dos sabores desses tempos passados em animadas ceias.
Tanto o preço dos bilhetes como do aluguer do traje é de 6 euros, havendo um desconto de 50 por cento nos primeiros para quem se vestir a rigor. Crianças até onze anos, munícipes e portadores de Cartão Via Verde para Cultura de Óbidos não pagam.
As ceias medievais decorrem todos os dias do Mercado, às 20h30. O acesso ao banquete custa 35 euros, incluindo ainda o bilhete para evento e o traje. Crianças com menos de 6 anos têm entrada livre.
Texto de Alexandra Gil Fotos de Francisco Padrão Mota