Picasso. Mestre Universal é a mostra que vai estar patente ao público de 25 de janeiro a 30 de abril no Palácio Anjos, em Algés, com entrada gratuita.
A mostra, com curadoria de Helena Alonso, inclui obras de coleções particulares, especialmente da Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica, e outras da Coleção Mouvant.
Nesta exposição pode-se ver uma cuidadosa seleção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra.
Com o fim de mostrar a grande diversidade da produção de Picasso e a sua relação entre os diferentes meios expressivos, apresentamos uma seleção de obras que vão desde a primeira série gráfica, a Suite dos Saltimbancos, criada entre 1904 e 1906 e reunida como série por Vollard em 1913, até um exemplar da que é conhecida como a sua ultima produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.
Suite dos Saltimbancos é aqui representada por um conjunto de obras gráficas de diferentes tamanhos, que viriam a ser concebidas mais tarde em trabalhos sobre tela.
A exposição conta ainda com um vasto conjunto de Cerâmicas – Peças únicas e seriadas, desenhos e obra gráfica, que Picasso realizou ao longo da sua vida, bem como a Suite Sable Mouvant, série de litografias que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas.
A mostra pode ser vista de 25 de janeiro a 30 de abril, de terça a sexta, das 10h00 às 18h00, e aos sábados e domingos das 12h00 às 18h00. A entrada é livre.