Chega este fim de semana, nos dias 29 e 30 de junho, uma nova edição do Open House Porto. Organizada pela Casa da Arquitetura, em Matosinhos, a 5ª edição do evento, comissariada por Joana Couceiro e Nuno Valentim, “abre o interior e a intimidade ao público” de espaços arquitetónicos das cidades de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
O Open House 2019 conta com 70 espaços, dando a oportunidade a cada visitante de criar um roteiro personalizado, explorando a arquitetura e as cidades através de um novo, através de visitas livres, visitas acompanhadas e/ou visitas comentadas, sendo que 6 dos espaços propostos exigem pré-inscrição.
«“Vida Interior” vai desvelar muitas casas, palácios, quintas, pátios, jardins, bairros, edifícios banais, alguns monumentos; entrar na cidade, penetrar nos seus segredos, saber dos seus interstícios e das pessoas (ou da sua ausência) porque o essencial da arquitetura só se torna visível neste encontro.
É no último fim de semana de junho e todos estamos convidados a entrar. Não é uma visita, é um encontro.» — Joana Couceiro e Nuno Valentim.
Matosinhos abrirá as portas na Casa na Ermida, no Farol de Leça da Palmeira, nos Silos de Leixões, no Palacete Visconde de Trevões, entre outros espaços mais ou menos emblemáticos da cidade. No Porto, a Quinta do Paraíso da Foz, o Forte S. João Baptista, a Casa Baltasar, o Edifício FAUP, os Lavadouros de S. Nicolau, o Museu do Vinho do Porto e a Ilha Rua S. Vítor são alguns dos espaços propostos. O Mosteiro da Serra do Pilar, a Ponte de S. João, as Caves Cockburn’s e a Casa Bordiz são alguns dos espaços, com foco na “Vida Interior” a visitar.
Paralelamente às visitas, o Open House apresenta o Programa Caleidoscópio e o Programa Plus, atividades gratuitas, que pretendem apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços, como é o caso da ação “Espaço para a Fotografia”, uma ação conjunta com o Instituto Português da Fotografia ou “Experiência do Desenho”, entre outras oficinas e ações a desenvolver.
O Open House é um evento gratuito.