Os 3 Mosqueteiros é a mais recente estreia da bYfurcação Teatro, em cena no Auditório da Quinta da Regaleira, em Sintra, até ao dia 31 de maio. Um bom trabalho de adaptação das aventuras publicadas em 1844, por Alexandre Dumas para a atualidade e, em especial, para o mais exigente dos públicos: o infantil. Música interpretada em palco, um enredo atribulado, a participação de elementos da plateia na trama e uma generosa dose de boa disposição fazem com que este seja um bom programa familiar.
Somos transportados para o Reino de França, durante o séc XVII e acompanhamos a partida de D’Artagnan em direção a Paris, depois de ouvir os conselhos do seu estimado pai. O seu objetivo é procurar o Sr. De Tréville e entrar para a Guarda Real, os famosos Mosqueteiros. Antes, porém, é envolvido numa trama palaciana e juntamente com os seus amigos, Porthos, Athos e Aramis vai desempenhar um papel importante, na resolução dos problemas que a França atravessa à época, resultante dos conflitos que opõem o Rei e a da Rainha, acicatados pelo temível Cardeal Richelieu.
Os quatro atores em palco (Ana Lúcia Magalhães, Filipe Couto, Gonçalo Lima e Mário Abel) desdobram-se em vários personagens e são ajudados pelos voluntários, previamente designados, que sobem ao palco com a missão de complementar os diálogos. Na mão, levam as deixas pré-definidas que mais não são do que estrofes de conhecidas músicas lusitanas a encaixar nesta trama. Riem-se os mais pequenos de ver adultos no palco, mas também os adultos que se surpreendem ao ouvir as letras de conhecidos temas cantados em língua portuguesa, a atravessar os clássicos franceses.
Com cerca de uma hora de espetáculo, a passar num ápice, Os 3 Mosqueteiros recuperam os conceitos de lealdade, de coragem e da amizade entre os homens.
[satellite auto=on caption=off thumbs=on]
Os 3 Mosqueteiros tem encenação Paulo Cintrão e música original de Filipe Couto e Mário Abel. Pode ser vista no Auditório da Quinta da Regaleira (espaço interior), em Sintra todas as tardes de sábados e domingos, às 16h00, até dia 31 de Maio. Os bilhetes custam 7 euros e encontram-se à venda nos locais habituais. Desconto de 50% sobre o bilhete de preço normal com apresentação do Cartão bYfurcação. (Descontos aplicáveis apenas no local. Ofertas não acumuláveis.). O espetáculo está classificado para M/3.