Paderne e Sistelo são as novas finalistas do concurso 7 Maravilhas – Aldeias De Portugal®, escolhidas pelos portugueses na categoria Aldeias Rurais, depois de Dornes e Santa Clara-a-Velha.
As duas aldeias foram escolhidas entre: Alegrete, Cachopo, Casal de S. Simão, Faial, Manhouce, Paderne e Sistelo, na Gala das Aldeias Rurais transmitida em direto no domingo passado pela RTP, a partir de Paderne, no concelho de Albufeira.
Paderne: Aldeia algarvia, do concelho de Albufeira, onde se destaca o castelo de origem muçulmana, com as suas muralhas edificadas em taipa, tidas como um dos melhores exemplos da arquitetura militar na Península Ibérica. Remontando a sua edificação aos sécs. XI e XII, inclui uma ponte medieval, construída para servir a população e o castelo, e duas cisternas, uma de construção almóada e outra posterior à reconquista cristã, e ainda a Igreja Matriz da primeira metade do séc. XVI. Os Almóadas foram uma dinastia berbere, que tomou aos Almorávidas o poder, em Marraquexe. Diz a lenda das Mouras de Paderne que no subterrâneo do castelo estão mouros encantados, que defendem tesouros até que alguém digno seja capaz de os desenterrar.
Sistelo: Aldeia do concelho de Arcos de Valdevez, no norte do país, é conhecida como o “pequeno Tibete português”, tem nos socalcos uma marca identitária única em todo o país. Os socalcos, moldados durante centenas de anos para produção de cereais e para pastar raças de vacas autóctones, conduzem as águas por um sistema específico de regadio, uma forma inteligente e eco sustentada de obter proveito agrícola e pecuário. A aldeia tem um núcleo de espigueiros e a misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, que foi edificada em finais do séc. XIX, e onde residiu o Visconde de Sistelo. Por aqui passou o exército de Afonso VII de Leão e Castela, para confrontar D. Afonso Henriques, num episódio decisivo na fundação do Reino de Portugal no séc. XII.
No dia 23 de julho são conhecidas as finalistas na categoria Aldeias de Mar; seguidas das Aldeias Remotas a 30 de julho e as Aldeias Autênticas a 6 de agosto. A 13 de agosto são votadas as Aldeias Monumento e a 20 de agosto as Aldeias em Áreas Protegidas.
A fase final de votação vai decorrer de 27 de agosto a 3 de setembro, sendo depois as vencedoras conhecidas numa Gala que vai decorrer a 3 de setembro no Piódão.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.