O Museu da Presidência da República convida a celebrar a magia do Natal no Palácio da Cidadela de Cascais, entre 1 e 15 de dezembro, com concertos, visitas guiadas e ateliers criativos. A totalidade das receitas reverte a favor da Casa dos Rapazes, instituição de solidariedade social do concelho de Cascais, reforçando o compromisso do Museu com a comunidade local.
Em 1870, o Rei D. Luís decidiu transformar a residência do governador da fortaleza de Cascais em Palácio Real. Sob o reinado de D. Carlos, Cascais ganhou relevância como destino balnear e atraiu a atenção da sociedade da época. Após a implantação da República, em 1910, o palácio passou para a Presidência da República e foi usado, pontualmente, pelos Chefes do Estado, tendo o Presidente Óscar Carmona aqui vivido durante 17 anos. Entre 2007 e 2011, foi reabilitado para acolher iniciativas da Presidência da República, encontrando-se, desde então, aberto ao público.
De 1 a 15 de dezembro, será o cenário preparado para assinalar esta época festiva, com a tradicional árvore e mesa de Natal.
Programa
Visita guiada Decorações de Natal: 1 a 15 de dezembro, 11h00 e 14h30. A visita, orientada por um técnico do Museu da Presidência da República, pretende dar a conhecer o património associado ao Palácio da Cidadela de Cascais, destacando o seu conjunto decorativo e a mesa de Natal do Palácio. Tem a duração de 60 minutos e dirige-se ao público em geral. Os bilhetes custam 4 euros.
Atelier de Expressão Plástica Enfeitar o Natal: 1 a 15 de dezembro, 11h00 e 14h30. Para uma quadra natalícia mais colorida e ecológica, vamos construir enfeites de Natal amigos do ambiente! Tem a duração de 60 minutos e dirige-se a crianças dos 8 aos 12 anos e famílias. O pack família custa 4 euros.
Concertos de Natal: 1 e 8 de dezembro, 11h00. Concertos de Natal na Capela de Nossa Senhora da Vitória, com as atuações da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1 de dezembro) e do Coro da Assembleia da República (8 de dezembro). Tem a duração de 60 minutos e dirige-se ao público em geral. Os bilhetes custam 2 euros.
As informações e as inscrições devem ser feitas no site do Museu.