Paul Auster e Siri Hustvedt, escritora e mulher do autor de best-sellers, são dois dos convidados da próxima edição do Lisbon & Estoril Film Festival. Ao casal das letras juntam-se ainda autores como J.M. Coetzee e Don DeLillo. De regresso está ainda Gérard Depardieu, que marcará presença numa sessão de leitura intitulada Confissões de Santo Agostinho.
Homenageados serão Aleksandr Sokurov, Wong Kar-Wai, James Gray, Arnaud Desplechin, Alain Guirandie, Jorge Silva Melo e Gianfranco Rosi, figuras de proa que também estarão no festival.
E o leque de estrelas não se fica por aqui. Prevista está ainda a participação de, entre outros, Fanny Ardant, Roman Coppola, Paul Giamatti ou .
Quanto a filmes em competição, o LEFFEST alargou o seu âmbito a películas de todo o mundo, contando este ano com doze concorrentes. Da lista fazem parte La Bataille de Solférino, de Justine Triet; Tip Top, de Serge Bozon e Vic & Flo Saw a Bear, de Denis Côté, só para focar alguns.
A Street Art estará também em destaque no festival através do contributo de VHILS. O criador português integra o júri da competição oficial e é responsável por uma intervenção artística no Centro de Congressos do Estoril.
A iniciativa vai ainda celebrar os vinte anos da Companhia de Dança da coreógrafa Blanca Li com Robot, espetáculo que encerra o festival. A música, essa, será uma presença constante através de concertos de Yasmine Hamdan e de Piotr Anderszewski com o chefe de orquestra Diego Masson e de Sophie Auster.
O Lisbon & Estoril Film Festival acontece de 8 a 18 de novembro, dividindo-se entre o Centro de Congressos do Estoril, a Casa das Histórias – Museu Paula Rego, o Casino do Estoril, o Cinema Medeia Monumental, o Espaço Nimas, o Centro Cultural de Belém, a Cinemateca Portuguesa e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.
Texto de Alexandra Gil