Os saudosos livrinhos azuis de 32 páginas, originalmente editados em Portugal pela Difusão Verbo e há muito fora do mercado, estão de volta para conquistar uma nova geração de leitores e despertar muitas recordações nos mais graúdos. As novas edições são traduzidas directamente a partir do original dinamarquês por Susana Janic.
Para já vão estar disponíveis os três primeiros volumes: Petzi Constrói um Barco, Petzi e a Baleia e Petzi e a Mãe Peixe.
Criadas pelo casal dinamarquês Vilhelm (1900-1992) e Carla Hansen (1906-2001) – ele autor das ilustrações, ela dos textos –, as histórias, temperadas com um humor suave mas certeiro, divertem ao mesmo tempo que promovem valores como a amizade, a bondade, a entreajuda, o trabalho e o espírito de aventura.
Vestido de jardineiras vermelhas às bolas brancas e característico gorro azul, o ursinho Petzi marcou muitas infâncias em todo o mundo, sempre acompanhado por uma trupe de amigos inseparáveis: Pingo, o leal pinguim; Riki, o pelicano de cujo grande bico saíam a voz da razão e os objectos mais inacreditáveis; Almirante, a foca indolente e conhecedora de todos os segredos dos mares e dos marinheiros.
A Ponto de Fuga é uma nova editora independente que tem por objectivo publicar obras e autores de qualidade nos diferentes géneros – ficção, não ficção, poesia e infantojuvenil –, assumindo também a missão de reeditartítulos que, tendo desaparecido das livrarias, mereçam regressar ao convívio com os leitores.
Texto de Susana Sena Lopes