O bailado em dois actos, Quebra-Nozes esteve ontem, sábado dia 21 de Novembro no Coliseu de Lisboa, para dois espectáculos, às 17h00 e às 21h30, onde encantou miúdos e graúdos, tendo seguido depois para Coimbra, onde deixou também o Teatro Gil Vicente rendido à magia de natal deste conto, com música de Tchaikovsky e coreografia de Petipa, numa exibição do Moscow Classical Ballet.
O Quebra-Nozes conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como um soldado, mas que tem as pernas e a cabeça de tamanho desmensurado. A heroína, Clara, gosta tanto da sua aparência que o pede como presente de natal ao seu padrinho. Assim o padrinho Herr Dosslmeyer fabricante de relógios disse ” precisamente para ti”, logo em seguida Clara experimenta-o e vê que ele quebra as nozes sempre sem perder o seu sorriso e também com grande eficácia.
O seu irmão, Fritz, que tinha visto como o quebra-nozes funcionava, também quis usá-lo, mas escolhe as nozes maiores que havia no cesto, então o quebra-nozes ao ser usado grosseiramente parte um dos seus braços. Diante das reclamações da pobre Clara, oseu pai o juiz Stahlbaun, entrega à filha o seu quebra-nozes como propriedade exclusiva, tendo Fritz que sair para brincar com os seus brinquedos, logo em seguida Clara apanha do chão o braço do quebra-nozes e o consola, abraçando-o nos seus braços até ele adormecer, adormecendo ela também.
Ao adormecer a menina começa a sonhar, e regressa ao esconderijo onde havia colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratazanas enormes que o seu padrinho Dosselmeyer criou, a casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estavam árvores gigantescas, o Quebra-Nozes é um soldado de carne e osso e comanda um pelotão de soldados como ele. Começa uma batalha entre as ratazanas e o pelotão do Quebra-Nozes, que os soldados vencem.
O bosque transforma-se então numa linda estufa de inverno, e o Quebra-Nozes num lindo príncipe, que leva Clara até o Reino das Neves, onde a apresenta ao rei e à rainha, e ao pé de quem dançam juntos …
O espectáculo segue para Castelo Branco, Leiria, Braga, Sintra (que já se encontra esgotado), Figueira da Foz e Porto, Coliseu do Porto, no dia 30.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar adversamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.