Ramalho Eanes – Palavra Que Conta: Uma Sentinela De Todos Os Tempos

A Porto Editora publica Ramalho Eanes – Palavra Que Conta, uma rara reflexão do primeiro presidente da Democracia portuguesa sobre o estado do Mundo e do País, conduzida por Fátima Campos Ferreira, com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa.

Não sou mais do que um português igual a todos os outros Portugueses. O que posso ter, às vezes, é um discurso ligeiramente diferente […] porque tenho 89 anos, sou um velho.

Nas páginas de Ramalho Eanes – Palavra Que Conta, assistimos ao «encontro entre quem queria e sabia ouvir e quem tinha imenso para ensinar», como frisa Marcelo Rebelo de Sousa no prefácio da obra.

 

Nesta longa entrevista a Ramalho Eanes, conduzida por Fátima Campos Ferreira, o antigo Presidente da República debruça-se sobre a atualidade, expondo o seu pensar lúcido e informado sobre as guerras, o 25 de Novembro, as Forças Armadas, a administração pública e a democracia. Numa edição em capa dura com textos de Fátima Campos Ferreira sobre o general, assim como fotografias da sua vida – algumas inéditas – e uma cronologia completa, fica aqui cristalizada a defesa ética da política de quem diariamente se entrega ao exercício nobre da cidadania na defesa de causas.

Fui um homem que teve a sorte de percorrer todo o Império. Estive em Goa, estive em Macau, passei pelo Brasil, estive em Moçambique, em Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e estive na Guiné. E sensibilizou-me o que os Portugueses fizeram, que foi extraordinário. É claro que também cometemos grandes erros e tivemos grandes falhas. Quem não os cometeu ou não as teve naquelas alturas? Não podemos olhar para a história como se a história se passasse hoje em dia. Guardo um grande respeito pelos Portugueses.» «Naturalmente que, quando entenderem que o meu conselho pode ter alguma utilidade, e eu entender que ainda o posso dar, estou sempre disponível. Sempre disponível para todos. Estou, até, disponível para aqueles que combatem a democracia tal como eu a entendo. Porque também eles são Portugueses.

O livro já está disponível nas livrarias, pelo preço de 19,99 euros.

Autor:Texto de Ana Filipa Correia
Artigo anteriorComboio Histórico Do Vouga Veste-se Para O Natal
Próximo artigoBryan Adams Em Lisboa Mostrou Porque Está Na Galeria Dos Imortais

Leave a Reply